Propriedades e benefícios das catequinas de ECGC do chá verde

Por Ana Ligia em Plantas, Saúde

Não é novidade como chá verde é extremamente nutritivo e saudável. Ela atua como um excelente antioxidante, ajudando a retardar o envelhecimento da pele, contém vitaminas A e E e ainda emagrece. O que faz a bebida ser tão benéfica à saúde é sua rica concentração em ECGC.

Quatro catequinas de ECGC

O chá verde possui quatro catequinas, que são excelentes antioxidantes. A EC, ECG, EGC e ECGC. Essa última, a epigalocatequina galato, é a que mais compõem o chá, sendo responsável por cerca de 10% de toda a sua composição.

Pela grande capacidade antioxidante que o ECGC possui, o chá se torna capaz de combater radicais livres que exercem uma fundamental importância em doenças como o câncer. Além dessa função, estima-se que ele também possui uma ação antitumoral, extinguindo fatores que estimulam o crescimento de tumores.

Propriedades e benefícios das catequinas de ECGC do chá verde

Foto: Depositphotos

100 vezes melhor que a vitamina C

O chá verde é um grande estimulante do sistema imunológico. Ele é considerado cerca de 100 vezes mais eficiente que a vitamina C, excelente para aumentar a imunidade do organismo.

A EGCG ainda protege o organismo de doenças cardiovasculares. Elas atuam de diversas formas: combatem a pressão alta, diminui a chance de trombose, diminui o LDL (colesterol ruim), ajuda pacientes que tiveram ataques cardíacos a se recuperaram mais rápidos, entre outros.

Além de problemas no coração, a epigalocatequina galato também pode reduzir os riscos de diabetes em até 42%. O chá tem uma capacidade extraordinária de reduzir o açúcar no sangue.

Para quem tem problemas de peso, a ECGC também é um ótimo aliado. A catequina tem o efeito de inibir a enzima que degrada a norepinefrina, hormônio estimulante do metabolismo, assim acelerando o metabolismo. De quebra, o chá ainda pode agir bloqueando outras enzimas que atuam no armazenamento de gorduras.