Propriedades e benefícios do chá de ajowan

Por Robson Merieverton em Degustação, Sementes

A propriedade medicinal de muitas plantas chegaram a conhecimento comum pela difusão dos povos antigos, ao longo dos anos.

Em algumas regiões, por exemplo, certas plantas foram chegando a partir dos seus benefícios. Além do mais, hoje em dia, a facilidade com que se tem acesso a informações e também a esses produtos, ajuda a fazer com que, cada vez mais pessoas façam uso deles.

Esse é o caso da ajowan. Trata-se de uma planta que tenha sua origem dada no Mediterrâneo Oriental. Ela é da família Apiaceae, de que também faz parte a salsa e outras plantas aromáticas.

Dependendo da região, ela também pode ser conhecida por orégano-semente e semente-de-orégano. Seus frutos são pequenos aquénios estriados, usados com ênfase na culinária e medicina ayurvédica.

Propriedades e benefícios do chá de ajowan

Foto: depositphotos

Quimicamente falando, ela é constituída por alfa-pineno, cálcio, carboidratos, caroteno, ferro, fibras, fósforo, timol, gama-terpineno, limoneno, minerais, niacina, p-cimeno, proteínas, riboflavina e tiamina. Por aí já dá para ter noção na quantidade de benefícios que ela pode trazer para a saúde humana.

Propriedades medicinais

A partir das propriedades, que são baseadas em efeitos antiasmático, anticatártico, antidiarreico, antiespasmódico, antimicrobiano, aromático, carminativo, desintoxicante, digestivo, expectorante, fungicida, tonificante, estimulante físico, psíquico, vermífuga e afrodisíaco, a ajowan combate vários problemas.

Efeito para a saúde

Ela promove a digestão, alivia gases, atua em benefício dos rins, nervos, fortalece o sistema imunológico, combate infecções, indigestão, asma, dores espasmódicas do estômago e intestino. Além do mais, ela também pode ser usada para combater a diarreia, auxiliar a respiração, resfriados, irritações, dores de garganta, bronquite e asma.

Se você pensa que acabou, a ajowan ainda pode ser usada contra bactérias, fungos, vermes intestinais, intoxicação, prevenção da formação de pedras nos rins. Ela também aumenta a virilidade e cura problemas de ejaculação precoce.

Como usar o ajowan

Do ajowan podem ser usadas as folhas e sementes. Dependendo das doenças que estão sendo tratadas, o uso dos elementos vai interferir no sucesso do mesmo. Ele também pode ser usado junto a alimentação ou como componente em sucos e demais bebidas. Por isso, vale a pena prestar bastante atenção quando for usá-los.

Uma colher de chá cheia de ajowan em 200 ml de água morna e uma pitadas de sal pode ser usada contra dor ou cólica intestinal causadas por gases, indigestão ou infecção.

Já para os casos de diarreia, problemas respiratórios, resfriado, irritação, dor de garganta, bronquite, asma, bactérias, fungos e vermes intestinais pode usar o chá feito com as sementes de ajowan. Para isso, use uma colher de chá para cada 200 ml de água fervente.

As folhas da planta podem ser usadas para prevenir a formação de pedras nos rins. Separe uma colher de chá de folhas trituradas para cada 200 ml de água.