Propriedades e benefícios do chá de alcarávia

Por Ana Ligia em Cultura, Degustação, Plantas

A alcarávia é uma planta usada na medicina alternativa por, pelo menos, 5 mil anos. Ela também leva o nome de kummel, cominho-romano, cominho-armênio, cariz, alcarovea, alcaravia, alquirevia, cominho dos prados, cominho de montanha e cuminho.

As partes utilizadas da árvore são suas raízes, folhas e frutos, sendo todas extremamente benéficas para à saúde. A primeira pode ser consumida como um vegetal, as folhas são ótimas para chás e temperar saladas, já as frutas podem ser ingeridas por infusão ou decocção.

Chá de alcarávia

propriedades-e-beneficios-do-cha-de-alcaravia

Foto: reprodução/site wikimedia

Benefícios

O chá de das folhas de alcarávia tem propriedades purgativas, laxante, estimulativa, digestiva, diurética, aromática, antiácida, antiflatulenta, estimula o apetite, destrói os vermes intestinais, estimula a produção do leite materno, regula o fluxo menstrual e é estomáquica.

A bebida também pode ser usada para tratar cólicas ventosas, enjoos, gases, dilatação no abdômen, dores dos nervos, febres, regular funções glandulares e respiratórias, equilibrar o processo hídrico, cãibras e tosses crônicas.

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de folhas;
  • 200ml de água.

Modo de preparo

Enquanto a água estiver fervendo, esmague todas as folhas da planta. Após esmagá-las, coloque-as dentro da água em ebulição. Espere ferver. Depois de fervido, desligue o fogo e abafe a bebida por aproximadamente 15 minutos. Procure beber o chá 2 a 3 vezes ao dia.

Contraindicação

Evite a ingestão em excesso da bebida. Ela pode acabar se tornando algo tóxico para seu organismo. Grávidas e crianças também devem se abster do chá de alcarávia.