Propriedades e benefícios do chá de lípia

Por Natália Petrin em Plantas

A planta conhecida como lípia, cujo nome científico é lippia alba, tem propriedades medicinais, atuando, inclusive, como calmante natural. Também conhecida como erva cidreira de arbusto ou falsa erva cidreira, a planta pode ser usada para o preparo de um chá carregado de benefícios à saúde.

Benefícios e propriedades do chá de lípia

O chá de lípia pode ser usado como um controlador da insônia, reduzindo também a ansiedade e o estresse, uma vez que é um sedativo natural leve, assim como calmante. Tem propriedade analgésica, de forma que é eficaz também como complemento no tratamento de dores reumáticas e também de dores musculares.

As indicações desse chá são bastante semelhantes às do chá de erva cidreira. Além de atuar como um excelente calmante natural, o chá de lípia pode ser usado como auxiliar no tratamento de algumas doenças e sintomas, como doenças respiratórias, dores de estômago e problemas gastrointestinais, intoxicações e dores de garganta.

Mulher segurando xícara de chá

Foto: Depositphotos

Como preparar o chá?

Ingredientes:

– 3 g das folhas secas de lípia
– 150 ml de água

Modo de preparo:

Coloque a água em um recipiente e leve ao fogo para ferver. Enquanto isso, coloque as folhas em uma xícara e reserve. Quando começar a ferver, desligue o fogo e jogue a água por cima das folhas. Deixe a xícara tampada, deixando o chá descansar por aproximadamente 10 minutos em infusão. Depois desse período, basta coar e consumir.

A dose indicada varia de acordo com a idade, sendo ideal 35 ml 3 vezes ao dia para crianças entre 3 e 7 anos, depois, até os 12 anos, 75 ml também 3 vezes ao dia, acima dos 12 anos, 150 ml, e para maiores de 70 anos, 75 ml.

Contraindicações e precauções

Pacientes que tenham pressão baixa devem evitar o consumo desse chá. Além disso, é importante frisar que o consumo deve seguir as posologias indicadas, caso contrário, pode causar irritação gástrica.

Sempre procure orientação médica para saber se o chá é indicado para a sua condição de saúde. Os chás, assim como medicamentos industrializados, podem ter interações medicamentosas e apresentar algumas contraindicações.