Propriedades e efeitos do chá de catuaba

Por Nayla Georgia em Plantas

De origem brasileira, a catuaba é uma árvore conhecida por suas propriedades afrodisíacas encontradas na casca. Essa planta cresce desde o Nordeste até o Sudeste do país e foi tão explorada em meados do século passado que quase ficou extinta. Felizmente os mateiros da época começaram a procurar outras espécies de plantas e pararam com a coleta predatória da catuaba, que se recuperou e continua crescendo com vivacidade em território brasileiro. Falando de espécies, existe mais de uma que se chama catuaba e todas são afrodisíacas. Para quem sofre de impotência sexual a catuaba está entre uma das plantas mais excelentes no tratamento, pois ajuda na circulação sanguínea dos vasos penianos.

Outras indicações

Não é somente para apimentar as relações sexuais ou ajudar na ereção masculina que a catuaba serve. Essa planta de sabor fortemente amargo atua como um ótimo remédio para reduzir a ansiedade, é bactericida, antioxidante, diurética, expectorante, tônica e vasodilatadora. Suas substâncias também estimulam o sistema nervoso central, melhorando a memória e amenizando o nervosismo. Vale lembrar também que a catuaba atua contra a fadiga e é um energético natural.

Propriedades e efeitos do chá de catuaba

Foto: depositphotos

Como preparar e tomar o chá de catuaba

Ingredientes:

– 1 litro de água
– 1 colher de sopa de cascas de catuaba

Modo de preparo:

Coloque a água e as cascas de catuaba em uma panela e leve ao fogo. Ao entrar em ebulição, aguarde dez minutos e retire do fogo. Mantenha a panela tampada por mais dez minutos, para que possa cozinhar melhor as propriedades contidas na casca. Depois desse tempo, coe e conserve em uma garrafa de vidro na geladeira.

Como beber:

Feito um litro do chá, o melhor é tomar de duas a três xícaras ao longo do dia. Pode ser consumido gelado, morno ou em temperatura ambiente. De preferência, prepare o chá diariamente, dessa forma as propriedades benéficas ficarão “vivas” por mais tempo e atuarão no organismo com maior eficiência.

Este chá é contraindicado para:

  • Pessoas com problemas cardíacos
  • Casos de retenção urinária
  • Quem sofre com glaucoma

*O uso desse chá para melhorar a potência masculina costuma ser eficiente, porém, quando o resultado não é satisfatório, o melhor é consultar um médico para saber que outro tratamento natural poderá fazer antes de aderir aos medicamentos.