Razões para tomar o chá de hortelã depois de comer

Por Débora Silva em Plantas

A hortelã é uma planta muito conhecida pelo seu aroma único e o frescor que acrescenta aos pratos. É amplamente utilizada em várias bebidas, sorvetes, xaropes, doces e molhos, além de ser usada como planta medicinal no preparo de remédios para tratar resfriados, bronquite, febre, dores de cabeça e má digestão.

Além dos benefícios citados, a ingestão de uma xícara de chá de hortelã depois de comer também pode promover mais saúde e bem-estar.

Por que tomar chá de hortelã depois de comer?

Razões para tomar o chá de hortelã depois de comer

Foto: Pixabay

No geral, os chás podem ser muito benéficos para a nossa saúde, servindo para combater vários problemas de saúde ou auxiliar em outros aspectos, como, por exemplo, a perda de peso.

O chá de hortelã proporciona diversos benefícios e incluí-lo em nosso cardápio, sempre 10 ou 15 minutos depois da refeição principal do dia, pode ser um grande aliado para a saúde em geral.

Confira a seguir alguns motivos pelos quais devemos tomar este chá depois de comer:

Melhora o processo digestivo

Assim como o dente-de-leão, o chá verde ou a camomila, a hortelã também favorece os processos digestivos.

A hortelã ajuda na absorção dos nutrientes dos alimentos através do intestino delgado, reduz qualquer irritação das paredes intestinais, fortalece a flora bacteriana e alivia qualquer dor ou incômodo. Além disso, esta planta medicinal é uma excelente antioxidante capaz de favorecer as funções do fígado, ajudando na sua regeneração e a depurar melhor as toxinas.

O chá de hortelã também não permite a formação dos gases no início da fermentação dos alimentos, e evita a retenção de líquidos e o inchaço da barriga. Esta bebida é, ainda, muito indicada para as pessoas que sofrem da doença de Crohn, síndrome do intestino irritável, colite ou qualquer outra patologia associada com os intestinos.

O chá de hortelã também pode ser usado para cólicas abdominais ou vômitos.

Proporciona a sensação de saciedade

A sensação de saciedade é especialmente interessante para quem segue uma dieta de emagrecimento, já que evitará a ingestão de calorias extras. Para terminar a refeição principal e se dar por satisfeito(a), o indicado é tomar uma xícara de chá de hortelã.

Recomenda-se tomar este chá entre 10 ou 20 minutos depois de ter se alimentado, pois neste momento ocorrerá a digestão e a hortelã poderá oferecer os seus benefícios.

A hortelã é uma planta medicinal que favorece o metabolismo gástrico e hepático, atua como diurético e reduz a presença de açúcares e calorias vazias no nosso organismo, dissolvendo-os.

O chá de hortelã também nos ajuda a obter os nutrientes dos alimentos de forma potencializada, e os seus óleos essenciais e outras substâncias atuam como calmantes e sedativos naturais.

Contraindicações e demais observações

  • Os indivíduos que sofrem de cálculos biliares ou renais devem evitar a ingestão de hortelã;
  • Recomenda-se a ingestão de duas xícaras de chá de menta ao dia, incluindo a bebida durante uma semana seguida e descansando na próxima;
  • Altas doses de chá de hortelã podem causar insônia;
  • Por conter mentol, este chá não é indicado para crianças menores de 2 anos de idade.