Receita de chá de cabelo de milho para curtir os festejos juninos com saúde

Por Katharyne Bezerra em Cultura, Vegetais

O milho é um dos cerais mais conhecidos em todo o Brasil, tendo em vista a sua versatilidade no preparo de pratos típicos da culinária brasileira. Nas festividades do mês de junho, por exemplo, a venda desse produto cresce, pois o mesmo é obra-prima de diversos pratos juninos, como bolos, canjicas, pamonhas, mungunzá e até ele mesmo, que pode ser servido assado ou cozido.

Todavia, o que pouca gente sabe é que nos cabelos do milho existem propriedades medicinais capazes de beneficiar a saúde dos consumidores. E a forma utilizada para usufruir destes efeitos benéficos é através de chá.

Propriedades e benefícios do cabelo de milho

Existem muitas especulações a respeito do chá de cabelo de milho, todavia, o que está cientificamente comprovado é sua atuação antioxidante, pois combate doenças degenerativas, como inflamações, aterosclerose, envelhecimento e até mesmo câncer. Já as ações diurética, antidepressiva, antidiabética e redutora de triglicérides e de colesterol, estão passando por estudos, mas alguns já demonstram resultados favoráveis.

A ação que ainda passa por pesquisas, mas que já demonstram resultados positivos na prática é a diurética. De acordo com diversos pacientes, o chá feito com os fios do milho aumenta a eliminação de líquido através da micção e, consequentemente, reduz a retenção de líquido da barriga e outras localidades do corpo. Por isso, também é tido como emagrecedor, não por queimar gordura, mas por eliminar o inchaço corporal.

Receita de chá de cabelo de milho para curtir os festejos juninos com saúde

Foto: Depositphotos

Como preparar este chá?

Para usufruir dos benefícios deste chá é preciso levar em consideração que só há propriedades medicinais nos cabelos de milho frescos ou secos, por isso quando for adquirir deve-se questionar ao vendedor quais são as condições do produto. Inclusive, o consumidor poderá encontrar a obra-prima desta bebida na internet ou feiras livres.

O primeiro passo, no momento do preparo, é ferver 500 ml de água filtrada. Isto porque, este chá é feito através de infusão, por isso os ingredientes não vão juntos ao fogo. Após o estado de ebulição, verta a água em um recipiente com duas colheres (de sopa) de cabelo de milho. Tampe o reservatório e aguarde por 10 minutos. Em seguida, é só coar e ingerir a bebida. A forma ideal para consumir é não ultrapassar duas xícaras deste chá por dia.

Recomendações gerais

Independentemente do problema de saúde que o paciente estiver, é importante que este não procure ajuda apenas no tratamento natural. Mesmo tratando-se de um chá benéfico à saúde, o doente precisa buscar ajuda médica e seguir as orientações prescritas pelo profissional de saúde. Outra recomendação é a respeito da utilização desta bebida por homens com problemas na próstata, tendo em vista que o chá possui propriedades diuréticas, fazendo com que o indivíduo urine com mais frequência e isso pode resultar em mais dores para pacientes nesta condição.