Receita de chá é perfeita para estimular a memória

Por Katharyne Bezerra em Saúde

É inegável que, ao passo que a idade avança, a capacidade de memória das pessoas vai perdendo sua potencialidade. O desgaste que ocorre nas células do corpo é natural com o avanço dos anos, mas, mesmo assim, uma reclamação parece ser unânime entre os mais velhos: o esquecimento. Seja o nome de alguém conhecido, o local onde foi guardado um objeto ou outras coisas comuns no dia a dia, muitas vezes, simplesmente “somem” da memória.

Frente a isso, será que existem formas de estimular a memória? Baseando-se nessa questão, especialistas propõem que as pessoas estimulem o cérebro para conseguir esses resultados. E, uma maneira de ativar essa área do corpo, é tomando uma bebida feita com a planta malvavisco. A erva é rica em vitamina B7, participando ativamente da produção de acetilcolina, uma substância que melhora a memória e a concentração.

Idosa com as mãos na cabeça

Foto: Depositphotos

Receita do chá de malvavisco

Ingredientes

  • Uma colher (de chá) de malvavisco;
  • Uma xícara (de chá) de água filtrada.

Modo de preparo

O primeiro passo é levar a água para o fogo, espere que ela comece a ferver e logo em seguida desligue o fogão. O próximo passo é colocar o malvavisco no mesmo recipiente, tampar e aguardar a infusão por aproximadamente 10 minutos. Após o tempo determinado, coe o conteúdo e, sem acrescentar açúcar ou adoçante, tome-o ainda morno.

Utilização do chá

Se o desejo é aumentar a funcionalidade da memória, o ideal é consumir de três a quatro xícaras por dia deste chá. A dica é beber ainda morno ou frio, mas que seja sempre recente, por isso respeite a quantidade dos ingredientes por vez, sem exceder na posologia e ter que armazenar na geladeira, uma vez que feito isso a bebida perde seus efeitos.

Outras formas de manter a memória em dia

  • Exercitar-se é uma maneira altamente recomendada por especialistas em saúde para quem deseja estimular a memória. Exercícios como a dança e a caminhada são alguns dos exemplos;
  • Encontrar amigos e ter bons relacionamentos podem ser as saídas certas para uma boa memória;
  • Use a tecnologia a favor do cérebro, pois ela é uma plataforma que permite uma maior interação e atenção do usuário;
  • Jogos que estimulam o cérebro também ajudam em uma melhor concentração e memória, como palavras-cruzadas e quebra-cabeças;
  • Saber controlar suas emoções também permite um melhor funcionamento do órgão mestre do corpo, o cérebro, e, consequentemente, a memorização também é preservada.