Receita de chá matinal promete energia para o dia

Por Robson Merieverton em Cultura, Saúde

Disposição matinal é uma coisa que não está relacionada ao dia a dia de muita gente, principalmente quando vem aquela vontade incontrolável de ficar na cama, debaixo das cobertas. Mas, para sanar esse problema, a natureza oferece uma gama de possibilidades, basta saber o benefício de cada planta e aproveitar toda energia que ela pode oferecer. E se essa energia vier com o preparo de um chá, facilidade maior não existe.

Para início de conversa, alguns chás são, reconhecidamente, usados como energéticos naturais. Eles melhoram a disposição, concentração, criatividade, além de oferecer um frescor natural para o paladar. No café da manhã, tido como a mais importante refeição do dia, é onde o corpo encontra uma forma de repor todos os nutrientes perdidos durante a noite. A refeição também estimula o metabolismo, ajudando a aumentar a energia para manter o cérebro atento durante o resto do dia.

É importante lembrar que só o uso dos chás energéticos pela manhã não faz milagre. Para que seu corpo consiga absorver o melhor que cada erva pode oferecer, é bom pensar no corpo como uma máquina que precisa de manutenção e cuidado. Dormir e alimentar-se bem são os primeiros fatores que contribuem para o bem-estar. Em seguida vem a prática regular de atividades físicas. Nem que seja uma rápida caminhada, vale a pena fazer.

Consumir ao menos dois litros de água por dia também ajuda na busca da qualidade de vida. Evitar o consumo de álcool, cigarro, açúcar e sal em excesso também auxilia bastante. Seguindo algumas dessas dicas, aí sim, o uso do chá energético vai fazer efeito, trazendo mais energia, disposição e concentração para os seus dias.

Imagem de mulher segurando caneca de chá no sol

Foto: Depositphotos

Substâncias e valores energéticos

Para saber o quanto cada substância ajuda na busca pela energia e disposição matinal, segue uma lista com as principais delas:

Chá preto – é uma bebida rica em cafeína responsável por manter a mente atenta e o cansaço longe;

Chá indiano – fornece concentração e criatividade na dose certa, pois atua no estímulo cerebral;

Chá de mostarda, erva doce e canela – combinando as propriedades de três ingredientes, a bebida dar energia e ajuda a tratar dores musculares de atletas;

Chá de malva – possui nutrientes responsáveis por aliviar dores e a sensação de fraqueza corporal, atuando no combate a falta de energia física e mental.

Chá energizante matinal

Ingredientes

1 (saquinho) de chá preto (ou verde)
2 (ramos) de hortelã
Água
Mel, açúcar mascavo ou adoçante

Modo de preparo

Coloque a água, equivalente a uma caneca, para ferver. Enquanto isso, lave bem os ramos de hortelã em água corrente. Depois, coloque o saquinho de chá preto ou verde e os ramos de hortelã em uma caneca. Em seguida, despeje a água fervendo. Para que sejam mantidos os sabores e frescor das substâncias, é importante que deixe a bebida em infusão por cinco minutos. Use o mel, açúcar ou adoçante caso seja de sua preferência.