Receita de chá ‘poderoso’ para tratar a pressão alta

Por Katharyne Bezerra em Doenças

Em uma pesquisa feita pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), aproximadamente uma quarto da população brasileira sofre com a pressão alta. Ainda de acordo com o levantamento, as mulheres são as mais afetadas. Esses dados são altamente preocupantes, uma vez que a hipertensão é a responsável por problemas de saúde ainda bastante graves, como derrames, acidentes cardiovasculares (AVC’s) e até mesmo a perda da visão.

Se você sofre de pressão alta ou conhece alguém que possua esse transtorno, procure ou indique um cardiologista, uma vez que só uma avaliação médica pode ajudar a tratar esse problema. Além disso, existem outros métodos caseiros para auxiliar o tratamento indicado pelo especialista, como é o caso do uso de chás.

Pressão alta: O que é? Quais os sintomas? Qual o melhor tratamento?

Receita de chá 'poderoso' para tratar a pressão alta

Foto: Reprodução/ internet

Também chamada de pressão arterial, a pressão alta é uma doença que não possui cura, mas sim tratamento. Ela é caracterizada pelo aumento da pressão, ficando a cima do nível 14 por 9, número máximo considerado normal. Algumas pessoas que têm esse problema, podem não sentir nenhum sintoma. Enquanto outras podem apresentar diversos sinais, como: dor na cabeça e na nuca, dificuldade para respirar, enjoo, sonolência, visão dupla, palpitações cardíacas, zumbido no ouvido e pequenos pontos de sangue nos olhos.

Para descobrir se o paciente tem ou não a pressão alta, é necessário fazer um exame que mede a pressão. É rápido e fácil de se fazer. Para isso, é preciso permanecer sentado e em repouso por, pelo menos, cinco minutos. Se der mais de 14 por 9, a pessoa é diagnosticada como hipertensa. O tratamento é feito à base de remédios que são receitados pelo especialista.

Receita de chá para hipertensos

Ingredientes

  • Três dentes de alho;
  • Um punhado de folhas de olivo;
  • Um litro de água;
  • Um punhado de folhas de espinho branco.

Modo de preparo e consumo

Lave as duas espécies de folhas e coloque-as dentro de um recipiente junto com o litro de água. Leve a mistura ao fogo e espere ferver por aproximadamente três minutos. Desligue o fogo e ainda assim deixe o recipiente tampado por mais 10 minutos. Enquanto o líquido descansa, pegue os alhos e esprema-os. O suco dos dentes de alho resultante desse processo, deve ser colocado juntamente com as folhas.

O ideal é beber um litro deste chá por dia, durante uma semana. Na seguinte, interrompa o tratamento e só volte na outra semana. Fique intercalando esse remédio caseiro até que sua pressão arterial possa voltar ao normal.