Receita do ‘super’ chá ‘especialista’ em combater infecções

Por Katharyne Bezerra em Doenças, Plantas

Se você é uma daquelas pessoas que costuma contrair infecções respiratórias com frequência, mas está cansado de apostar em xaropes, comprimidos e outros medicamentos farmacêuticos, então conheça um potente e eficaz remédio natural capaz de deter esses agentes prejudiciais à saúde humana. Infusões feitas a partir dessa planta possuem um efeito expectorante, mucolítica, antisséptico e anti-inflamatório.

O agente em questão chama-se pinheiro-silvestre e promete solucionar problemas de cunho respiratório, dores reumáticas e infecções urinárias. Os produtos à base dessa planta são encontrados e preparados de diversas formas, como pomadas, géis, infusões para banhos, vapores, óleos essenciais e chás para ingestão.

Descrição da planta

O pinheiro-silvestre é uma árvore que pode atingir de 10 a 30 metros de altura, com um tronco reto e cilíndrico. As folhas são aciculadas, duras, de cor verde azulada e crescem em pares entrelaçados. Possui ainda cachos de frutos pequenos que podem ser masculinos, quando a cor é semelhante a de enxofre amarelo, e femininas no caso das famosas pinhas ou cones.

Receita do 'super' chá 'especialista' em combater infecções

Foto: Pixabay

É uma planta de origem euro-asiática, que cresce nas regiões litorâneas e nas colinas do norte da Europa. Além de regiões montanhosas elevadas da zona mediterrânea. Suas partes colhidas e usadas são os seus brotos, as casacas e a resina.

Propriedades e benefícios

Na composição do pinheiro-silvestre destaca-se o seu conteúdo de óleo essencial, que é extraído dos botões que também emanam um atraente e característico odor. Além dos princípios amargos, a resina e as vitaminas. As propriedades expectorantes e mucolíticas presentes na planta atuam no epitélio bronquial, exercendo um efeito irritante e provocando um aumento na produção de secreções bronquiais, facilitando a expectoração, isto é, a expulsão das substâncias invasoras.

Por ser antisséptica, é também considerada um remédio eficaz para aliviar e combater resfriados, bronquite e faringite, bem como acalmar a tosse seca e irritativa. Age também como um medicamento natural para tratar a cistite, uma doença infecciosa que afeta o sistema urinário. Já por via externa, os produtos extraídos dessa planta conseguem ser eficazes nos tratamentos de desinflamação do corpo que sofre com dores reumáticas.

O chá de pinheiro-silvestre

Adicione duas colheres de sopa da planta em um litro de água já fervente. Se preferir pode substituir os brotos por algumas gostas do óleo essencial. Quando estiver pronto, basta colocar a cabela sobre o recipiente e inalar os vapores provindos dessa mistura. Essa forma é indicada para as pessoas que estão com alguma infecção respiratória.

Se o caso for aliviar as dores reumáticas, a planta é eficaz por possuir uma ação anti-inflamatória e balsâmica. Desta forma, prepare um banho com a decocção de um punhado de brotos em dois litros de água. Deixe os ingredientes ferverem durante meia hora e em seguida coe. Adicione a água em uma banheira e relaxe em imersão no banho renovador.