Escrito por em 29/05/2013 (atualização: 03/07/2013)
Receita e benefícios do chá da planta zedoária

Foto: Reprodução

Você já ouviu falar da Zedoária? O nome pode parecer meio incomum, mas ela já é um pouco familiar para os brasileiros. É uma planta medicinal nativa da Índia Oriental, que acredita-se que foi trazida ao Brasil durante o século XVI, pelos colonizadores, e agora é amplamente cultivada no solo brasileiro. Esta planta que prefere o clima temperado e úmido, tem uma de suas partes (o rizoma, mais especificamente) utilizada para o preparo de chás. Mas a zedoária não é uma planta comum, seu chá possui muitas propriedades e benefícios que podem ajudar você com algumas doenças e incômodos.

Propriedades da Zedoária

Algumas propriedades desta planta são: antisséptica, antifúngica, aromática, carminativa, digestiva, estimulante, estomáquica, hepatoprotetora, renal, antiasmática, febrífuga, vermífuga, anti-reumática, antidispéptica, emenagoga, restauradora, antiflatulenta, colerética, hipocolesterolêmica, antioxidativa e anti-hepatotóxica.

Indicações e benefícios

  • Alivia os sintomas da bronquite, do resfriado, da gripe, da asma e da tosse.

    Tratamento contra mau hálito

    Dentre os vários poderes desta erva encontra-se o combate ao mau hálito. | Foto: Reprodução

  • Suas propriedades antiflatulentas ajudam quem sofre com gases.
  • Cálculos renais, úlcera gástrica e duodenais, hepatite e gastrite são combatidas se o chá for tomado como tratamento, ou têm seus sintomas aliviados.
  • Durante uma séria quimioterapia ou radioterapia, o chá de zedoária aumenta a eficácia delas.
  • O chá também é bom para: Afecções urinárias, gota, distúrbios menstruais ou gastrointestinais, problemas com colesterol, cálculo biliar, piorreia alveolar, náuseas e cólicas.
  • Ele aumenta a produção de secreção biliar.
  • Detém a produção do elemento TXA2, que é o principal responsável pela hiperemia na gengiva.
  • Combate o mau-hálito.
  • Ajuda aqueles que possuem insônia.
  • É colagogo e depurativo do sangue.

Quanto às suas contraindicações, as grávidas não devem tomar este chá durante os três primeiros meses da gravidez, e deve-se evitar tomar o chá em ambiente externo com exposição solar, pois o rizoma é fotossensível.

Modo de preparo do chá

Utilize duas colheres (de sopa) da zedoária para cada litro de água mineral. Deixe cozinhando por cerca de 10 minutos, contando o tempo a partir do momento em que a ebulição começar. Depois dos 10 minutos, retire do fogo e deixe repousando, bem tampado, durante mais 10 minutos. Coe e beba de 1 a 2 xícaras por dia.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.