Receita natural é capaz de tratar cistite, nefrite e excesso de ácido úrico

Por Katharyne Bezerra em Doenças, Saúde

A forma como nos alimentamos e agimos no cotidiano reflete na nossa saúde interna. Algumas doenças como cistite, nefrite e ácido úrico são exemplos de reações causadas pela falta de cuidado na alimentação, higiene ou até por maus hábitos. Mas, existe um remédio natural capaz de tratar essas doenças. Antes de conhecê-lo, vamos entender melhor sobre cada uma dessas doenças.

Cistite: causas, sintomas e tratamentos

Geralmente causada pela bactéria escherichia coli, a cistite é uma infecção que afeta a bexiga, mas pode ser provocada por outros microrganismos. Homens e mulheres de todas as idades estão sujeitos a desenvolver essa doença. No entanto, a maior incidência de casos são no sexo feminino, tendo em vista que as características do corpo das mulheres favorecem essa incidência, como o tamanho menor da uretra (se comparado aos homens) e por estar mais próximo ao ânus.

Receita natural é capaz de tratar cistite, nefrite e excesso de ácido úrico

Foto: Reprodução/ internet

O paciente que está com cistite sente necessidade de ir ao banheiro com muita frequência e a cada micção há uma escassa eliminação de urina. No ato de urinar, a pessoa também sente ardor, dores na bexiga e por vezes o xixi vem acompanhado de sangue.  Pode haver ainda casos de febre. O diagnóstico é feito com o auxílio de exames prescritos por um especialista.

O tratamento requer o uso de antibióticos e mudanças no comportamento, como a ingestão de mais água por dia, urinar com mais frequência, redobrar os cuidados com a higiene pessoal, suspender o fumo, álcool, temperos fortes e cafeína etc.

Nefrite, uma infecção nos rins

Se o paciente encontra-se urinando pouco, com uma substância avermelhada ou até mesmo sangue, com inchaços nos olhos ou nas pernas, perdendo o apetite, sentindo náuseas, vômitos, fadiga e câimbras, é imprescindível a atuação de um médico. Nesses casos, o diagnóstico poderá ser nefrite, doença que afeta os rins e que pode ser aguda ou crônica.

Os tratamentos indicados para esses casos são repouso absoluto, controle da pressão arterial e cuidados com o excesso de sal. Além disso, o profissional da saúde pode receitar antibióticos ou anti-inflamatórios para que o paciente possa ter uma recuperação mais rápida e eficiente.

O excesso de ácido úrico

O ácido úrico é formado naturalmente pelo corpo na decomposição de alguns alimentos, como a carne, feijão ou marisco. Depois é filtrado pelos rins e eliminado do organismo humano. Entretanto, quando há um problema renal e os rins não conseguem exercer sua função de filtrador, essa substância se concentra em altas quantidades e acabam provocando inflamações nas articulações, chamadas de gota.

Além do incômodo, essa doença causa inchaço, vermelhidão e dificulta a locomoção do paciente. O ácido úrico também é responsável pelo surgimento de pedra nos rins. O tratamento é feito a base de remédio laboratoriais, receitados pelo médico.

Chá: tratamento natural contra cistite, nefrite e excesso de ácido úrico

Ingredientes

  • Uma colher de chá de raiz de aipo picado;
  • Uma colher de chá de caule de aipo picado;
  • Uma xícara de chá de água;
  • Limão ou mel a gosto.

Modo de preparo e consumo

Despeje as raízes e os caules de aipo dentro de uma vasilha já com a água e deixe no fogo baixo até cozinhar os ingredientes. Em seguida, coe e deixe amornar. O gosto não é muito agradável, então para melhorar o sabor adicione suco de limão ou mel na bebida. Para obter um resultado satisfatório contra essas doenças, tome três xícaras deste chá por dia e repita o tratamento pelo tempo necessário.