Receitas de chás com poder antioxidante

Por Débora Silva em Outros

Muitos alimentos, sozinhos ou combinados a outros na forma de chás, trazem muitos benefícios à saúde. Os chás antioxidantes naturais são uma das formas para se prevenir o envelhecimento precoce, além de fazerem muito bem para a saúde em geral. Os antioxidantes são moléculas responsáveis por neutralizar os radicais livres, combatendo a oxidação das estruturas celulares e, dessa maneira, previnem doenças como o câncer, doenças cardíacas e de pele, além de auxiliar no correto funcionamento das funções cerebrais e prevenir o envelhecimento precoce. Os radicais livres são substâncias tóxicas geradas pelo consumo excessivo de cigarros, gordura, álcool e outros, e que alteram a fisiologia celular, causando danos e doenças ao organismo. Confira a seguir algumas receitas de chás que possuem propriedades antioxidantes e que contribuem para a boa saúde.

Receitas de chás com poder antioxidante

Foto: Reprodução

Receitas de chás antioxidantes

Chá de suco de uva com gengibre

Ingredientes:

– 4 xícaras de água;
– 1 xícara de açúcar;
– 1 fatia de gengibre fatiado;
– 2 xícaras de suco de uva.

Modo de preparo:

Derreta o açúcar em uma panela, acrescente a água e o gengibre, misturando, e deixe ferver. Após isso, junte o suco de uva e beba.

Chá mate gelado

O chá mate gelado é indicado por nutricionistas como um ótimo antioxidante.

Ingredientes:

– Um punhado de erva mate;
– Água.

Modo de preparo:

Ferva a água e só após a fervura adicione a erva. Não é indicado ferver a erva junto com a água e os chás de saquinho não possuem o mesmo efeito da erva em seu estado natural.

Chá de canela

O chá de canela é um dos mais poderosos anti-inflamatório e antioxidante naturais.

Ingredientes:

– Um ou dois gomos de canela em casca;
– 400 ml de água.

Modo de preparo:

Adicione um ou dois gomos da canela em casca em 400 ml de água e leve ao fogo. Deixe ferver por 2 minutos.

Chá verde

Ingredientes:

– Duas colheres de sopa de erva de chá verde;
– 1 litro de água.

Modo de preparo:

Coloque a água para esquentar. Apague o fogo assim que esquentar. A água deve ser aquecida até começar a aparecer aquelas bolinhas de ar na água, sem deixar ferver. Desligue em seguida. Adicione a erva do chá verde e abafe com uma tampa por cerca de 5 minutos. Deixe a infusão descansando durante esse tempo. Depois é só coar e beber.