Receitas de chás drenantes

Por Michelle Nogueira em Emagrecimento, Plantas

Por mais que esse tipo de chá seja bastante procurado durante o verão, a retenção de líquidos pelo organismo também pode ocorrer em qualquer estação do ano. Esse tipo de mal causa inchaço nos pés, nas pernas ou em outras partes do corpo. Geralmente, ocorre ao fim do dia, fazendo com que sejam percebidas marcas na pele. A retenção pode causar edemas, que são resultados do extravasamento de um líquido pobre em proteínas do sangue, que sai dos vasos sanguíneos e se instala no tecido subcutâneo. Se o inchaço for muito elevado e não diminuir com as receitas naturais, procure o médico. Mas no geral, beber muita água se torna imprescindível para que o organismo funcione bem, e esse tipo de chá além de ser muito saboroso, ajuda também a diminuir os líquidos acumulados, que são em grande parte os responsáveis pela barriguinha tão temida.

Os chás drenantes possuem propriedades que auxiliam na liberação de toxinas, combatem a celulite, ajudam a desinchar o corpo e ainda emagrecem. Esse tipo de bebida possui diversas misturas, e é importante saber que, de acordo com nutricionistas, o ingrediente principal deve ser trocado a cada três semanas para garantir seus efeitos. Ou seja, se você usa o chá à base de erva cidreira, com três semanas, troque pelo verde, de cavalinha, de hortelã e assim em diante. Para os efeitos durarem ainda mais, evite consumir refrigerantes ou sucos muito ricos em açúcar, e beba bastante água.

Chá drenante de hortelã

Em um frasco, adicione um limão cortado em rodelas, um pepino descascado e cortado em rodelas, uma colher de chá de gengibre ralado na hora e folhas de hortelã. Acrescente 1,5 litros de água e deixe repousar durante toda a noite. Beba o chá durante o dia, gelado ou natural.

Receitas de chás drenantes

Foto: Pixabay

Chá verde com cavalinha

O chá verde já é um conhecido diurético natural que auxilia na queima de gordura. Em junção com a cavalinha, que elimina toxinas, se torna um potente drenante. Misture uma colher das folhas do chá verde com uma colher de chá de cavalinha. Acrescente dois litros de água, leve ao fogo por aproximadamente cinco minutos. Depois, deixe esfriar na geladeira. Se quiser, adicione fatias de limão.

Chá pronto

Para quem tem pouco tempo de preparar, ou prefere mais praticidade, existem os chás drenantes já prontos, que geralmente são encontrados em pó. Eles são vendidos em farmácias, lojas de produtos naturais ou mercados. Basta misturar a medida prescrita na embalagem com água gelada. É muito útil para quem precisa levar para outros lugares e beber durante o dia.