Receitas de chás para aliviar dores nos músculos

Por Katharyne Bezerra em Doenças, Plantas, Saúde

Uma noite mal dormida, treinos exaustivos e até dias estressantes, podem ser causas reais para dores que acometem os músculos.

Ao sentirem estes incômodos, os pacientes podem recorrer a tratamentos caseiros e naturais, como é o caso dos chás feitos com ervas ricas em propriedades anti-inflamatórias. Contudo, se durante três ou cinco dias, as dores não diminuírem um médico deverá ser procurado.

Chá de alecrim

receitas-de-chas-para-aliviar-dores-nos-musculos-alecrim

Foto: Pixabay

Conhecido pela ação anti-inflamatória, o chá de alecrim consegue diminuir as dores provocadas pelas inflamações nos músculos. Muitas vezes ocasionadas por muito esforço e até mesmo altos níveis de estresse.

Além disso, a bebida promete promover um relaxamento das áreas atingidas pelas dores, atenuando o incômodo causado por elas.

Para tanto, é necessário colocar uma xícara de água fervente em um recipiente contendo uma colher (de sopa) de folhas de alecrim. Em seguida, tampar e deixar que a infusão fique pronta por até 10 minutos.

Para finalizar, basta coar o líquido e servir. Sem adicionar açúcar ou adoçante, o paciente pode tomar até três xícaras desta bebida por dia.

Chá de erva baleeira

receitas-de-chas-para-aliviar-dores-nos-musculos-baleeira

Foto: reprodução/wikipedia

Específica para contusões, a erva baleeira é ideal para atletas, pois estes são pessoas mais propensos a estas ocorrências.

Contudo, a erva também é indicada no tratamento de inflamações, assim como o chá de alecrim, tendo em vista que alivia as dores sentidas normalmente provindas de cansaço físico ou posições desconfortáveis.

Neste sentido, quem deseja ter a erva como aliada da saúde, é preciso preparar um chá com suas folhas. Assim, coloca-se uma colher (de sopa) da erva em uma xícara de água quente, em seguida tampa-se o recipiente. Depois de 10 minutos, coa-se a bebida e ela já está pronta para ser consumida.

Vale ressaltar que a adição de adoçantes ou açúcares pode eliminar as propriedades oferecidas por este chá, por isso é aconselhável não utilizar. Já com relação ao consumo, a dica é não ultrapassar três xícaras diárias.

Além disso, o uso desta bebida poderá ser externo, isto é, sendo aplicado na área com um pano embebecido do líquido.

Chá de assa-peixe

Receitas de chás para aliviar dores nos músculos

Foto: depositphotos

Assa-peixe é uma erva ainda pouco conhecida pelos brasileiros, mas aos poucos vem ganhando o destaque que merece. Isso porque, de acordo com os especialistas em herbalismo, esta planta é ideal para quem sofre com dores musculares constantemente.

A assa-peixe possui propriedades capazes de amenizar e acalmar as dores. Levando em consideração este poder, o paciente poderá ingerir o chá depois de prepará-lo com uma colher (de sopa) da erva e uma xícara de água quente.

Após misturar os dois ingredientes, o recipiente deverá ser tampado por 10 minutos. Depois do tempo determinado, a bebida precisa ser coada e enfim ingerida. Sem açúcar ou adoçante industrializados, o paciente deve consumir até três xícaras por dia.