Receitas de chás para todo o tipo de alívio

Por Katharyne Bezerra em Plantas, Saúde

Perfeitos nos dias frios e necessários nos dias quentes: assim são os chás. Para beber uma xícara de algum tipo de infusão não é necessário esperar o tempo esfriar e nem ficar doente, mas sim ter uma boa oportunidade para desfrutar de mais sabor com amigos ou até mesmo sozinho(a). Os tipos de ervas benéficas ao organismo são inúmeras e outras tantas estão em fase de estudo. A explosão de sabores e de propriedades medicinais só cresce, por essa razão separamos receitas de chás que podem ser feitos de maneira rápida e fácil.

Receitas de chás para todo o tipo de alívio

Foto: Pixabay

10 receitas de chá

1. Chá de banana – Tensão alta

Em uma chávena, coloque meia banana amassada e descascada, uma colher e meia de chá com chá verde e um copo e meio de água fervente. Em seguida, tampe o recipiente e espere por aproximadamente cinco minutos. Após o tempo determinado, aguarde a bebida esfriar e o chá vai estar pronto para ser saboreador e agir beneficamente no seu organismo.

2. Chá de amendoim e gengibre – Promover bem-estar

Se você deseja um corpo rejuvenescido e longe do cansaço diário, este delicioso chá é ideal para você. Prepará-lo é fácil, basta colocar em um recipiente seis rodelas de gengibre, 20 amendoins picados com casca e duas colheres de chá com chá preto. Depois, é só adicionar três copos de água quente e deixar a substância descansar tampada por cinco minutos. Se desejar, pode esperar esfriar a bebida ou então ir saboreando aos poucos.

3. Chá Oolong – Para emagrecer

Perder uns quilinhos de forma rápida e saudável é possível tomando chá Oolong diariamente. Para isto, pegue quatro colheres de chá com chá Oolong verde e coloque em uma chaleira, depois adicione três copo de água fervida. Espere a mistura repousar fechada por cinco minutos e em seguida aproveite os benefícios. A dica é que esta bebida seja ingerida três vezes ao dia.

4. Chá de limão e mel – Alívio para a garganta

Além de saborosa, esta receita alivia a garganta seca ou irritada. A forma de preparo deste chá é simples, use o sumo de metade de um limão, duas colheres de chá com chá preto e mel a gosto. Em seguida, adicione três copos de água fervendo e deixe a mistura em infusão por aproximadamente cinco minutos. Depois é só consumir.

5. Chá de cebolinha e gengibre – Alívio da constipação

Constipação é o mesmo que a famosa prisão de ventre, e pode ser eliminada com este chá. Para prepará-lo, basta colocar em um recipiente cinco fatias de gengibre, duas rodelas de cebolinha, duas colheres de chá com chá verde e uma pitada de sal. Logo após, acrescente três copos de água fervida e deixe a mistura descansar por cinco minutos. Você pode beber aos poucos ou esperar esfriar e ingerir de uma vez.

6. Chá vinagre de arroz – Elimina dores intestinais

Em um recipiente vazio, coloque três colheres de chá com chá verde, três copos de água fervida e quatro colheres de chá com vinagre de arroz. Em seguida, espere a mistura ficar em infusão por cinco minutos. Você pode beber imediatamente com grandes goles ou esperar esfriar, para consumir com mais tranquilidade e aproveitando melhor a bebida.

7. Chá verde de rosas – Combate o estresse

O dia a dia provoca muita ansiedade e estresse, assim, para sanar tais problemas o chá verde de rosas parece ser a solução ideal. Se você deseja prepará-lo, saiba do que será preciso: 30 botões de rosa lavados, duas colheres de chá com chá verde e três copos de água quente. Em seguida, adicione todos os ingredientes em um recipiente, tampe e deixe a mistura descansar por cinco minutos. Depois é só beber.

8. Chá de tomate – Estimula o apetite

Há pessoas que desejam emagrecer, outras, porém, pretendem ganhar uns quilinhos a mais. Para isto, é necessário aumentar o apetite, estímulo que o chá de tomate é capaz de fazer. Se você deseja consumi-lo, basta usar 1/4 de tomate, mais duas colheres de chá com chá verde e três copos de água em um recipiente. Leve ao fogo os ingredientes, adicione uma pitada de açúcar e deixe ferver. Finalize retirando o tomate e bebendo uma xícara do chá após esfriar.

9. Chá de lichia e ameixa – Restaura os níveis de energia

Junte em um recipiente com tampa uma lichia fresca, uma ameixa em conserva, uma colher de chá com açúcar, uma fatia de gengibre, uma colher de chá com chá preto e um copo e meio de água fervida. Feche e deixe por infusão por cinco minutos. Em seguida, mexa bem e tome a bebida. A dica é não ultrapassar a dosagem de duas xícaras por semana.

10. Chá de rabanete branco – Acaba com a tosse

Corte um pedaço de rabanete branco, descasque-o e lave-o bem antes de usar na receita. Coloque em uma chaleira junto com uma pitada de sal, duas colheres de chá com chá Oolong e três copos de água fervida. Deixe a mistura repousar por cinco minutos e beba logo em seguida. A dica é não exagerar no tamanho do rabanete, pois ele possui gosto forte.