Receitas de chás para tomar no inverno

Por Débora Silva em Uncategorized

O consumo de chás se torna especialmente atrativo no inverno, pois, nessa época do ano, quem é que não gosta de ficar em casa debaixo das cobertas e saboreando uma bebida bem quente?

Segunda bebida mais consumida no mundo, o chá é preparado a partir de folhas sob infusão na água quente e, além de nos aquecer, pode ser um excelente aliado para o bom funcionamento do nosso organismo.

Chás para tomar no inverno

Receitas de chás para tomar no inverno

Foto: Pixabay

Com as baixas temperaturas do inverno, é natural que o consumo de bebidas quentes, como os chás, aumente bastante. Isto é excelente, pois as ervas possuem propriedades terapêuticas que são muito benéficas à nossa saúde. A seguir, confira deliciosas receitas de chás indicados para aproveitar os dias mais frios:

Chá de gengibre

Com propriedade antioxidante, o gengibre aumenta a imunidade e previne doenças.

Ingredientes:

– Um litro e meio de água;
– 2 colheres (de sopa) de gengibre;
– 1 rodela de limão;
– Cravo;
– Canela.

Modo de preparo:

Coloque os ingredientes na água e deixe ferver pelo período de 15 minutos. Coe e, se preferir, adoce com mel.

Chá de morango

Rico em vitamina C, o morango atua a prevenção de infecções e gripes, além de possuir antocianina, antioxidante que combate o envelhecimento precoce da pele.

Por ser diurética, a fruta também é indicada para os indivíduos que sofrem com retenção de líquidos ou hipertensão arterial.

Ingredientes:

– 8 morangos;
– 1 pedaço de pau de canela;
– 2 dentes de cravo;
– Meio litro de água.

Modo de preparo:

Lave bem os morangos e amasse-os com a ajuda de um garfo. Coloque a água para ferver junto com a canela e o cravo. Adicione os morangos amassados e deixe ferver pelo período de 10 minutos. Coe e, se preferir, adoce com mel.

Chá de folhas de mamão

De acordo com estudos realizados na Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, as folhas de mamão papaia têm ação benéfica no combate ao câncer de colo de útero, mama, fígado, pulmão e pâncreas. Além disso, a fruta é ótima para digestão e é rica em vitamina C.

Ingredientes:

– 5 colheres (de sopa) de folhas secas de mamão papaia;
– 1 litro de água.

Modo de preparo:

Ferva a água junto com as folhas pelo período de 10 minutos. Desligue o fogo e abafe. Coe e, se preferir, adoce com mel.

Chá de hibisco

Rico em vitaminas, minerais e fibras, o chá de hibisco ajuda a desinchar, pois combate a retenção de líquidos no corpo.

Ingredientes:

– 2 colheres (de sopa) cheias de hibisco seco;
– 1 litro de água.

Modo de preparo:

Leve um litro de água ao fogo e, assim que começar a levantar as primeiras bolhinhas, acrescente as duas colheres (de sopa) de hibisco seco. Você também pode usar 2 sachês do chá.

Desligue o fogo, tampe e deixe descansando pelo período de cinco minutos (10 no máximo). Coe em seguida.