Receitas de chás para tratar queda de cabelo e calvície

Por Robson Merieverton em Beleza, Plantas

Seja entre homens e mulheres, a queda de cabelo representa um fator de preocupação. Com causas ligadas a saúde ou estética, o que prevalece, na maioria dos casos, são os fatores estéticos. Para lidar com o problema, algumas soluções caseiras são indicadas, sobretudo com o preparo de chás.

Causas da queda de cabelo

Existem algumas causas que podem ocasionar a queda de cabelo. Os principais são: predisposição genética, não adaptação ao shampoo, uso de química, enfraquecimento da raiz do fio e exposição a fatores externos. Ela também está ligada a falta de determinado tipo de vitamina no corpo, o uso de medicamentos ou o desenvolvimento de infecções.

Receitas de chás para tratar queda de cabelo e calvície

Foto: depositphotos

A queda de cabelo é considerada normal quando o total fica entre 50 e 100 fios. Passando disso, alguma coisa fora do normal pode está acontecendo.

Soluções caseiras para a queda de cabelo

Para lidar com o problema, algumas receitas caseiras podem ser utilizadas. Porém, caso você não veja nenhuma melhora, procure um médico. Ele é a pessoa mais indicada para indicar uma solução para o transtorno.

Chá de jaborandi

O jaborandi é rico em uma substância chamada pilocarpina, a qual é responsável por estimular o crescimento dos fios e evitar a queda.

Para preparar o chá, basta separar o equivalente a três colheres de sopa de folhas trituradas e um litro de água. Coloque a água para ferver, quando ela estiver atingindo o ponto de ebulição, acrescente as folhas e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos.

Depois, é só desligar o fogo e deixar abafada por mais 15 minutos. Antes de beber, coe o chá. O indicado é consumir três xícaras por dia.

Chá de cebola

A cebola é rica em enxofre. Suas propriedades medicinais regeneram os folículos pilosos, reduzindo a perda e estimulando o crescimento de novos fios.

Para preparar o chá de cebola, basta ferver pedaços do vegetal em uma xícara de água, coar e adoçar com açúcar mascavo ou mel. A infusão pode ser preparada também com cascas. Para isso, basta ferver junto com uma xícara de água por dez minutos. O recomendado é beber até três xícaras por dia para começar a perceber os resultados.

Chá de cenoura

Devido a presença de carotenóides e vitamina A, a cenoura deixa os cabelos mais fortes, hidratados e brilhantes.

O chá pode ser preparado através do uso de uma cenoura média ralada com casca, uma maçã pequena em pedaços com casca e sem sementes e meio limão.

Coloque todos os ingredientes em uma panela com um litro de água fervente. Deixe ferver por cinco minutos, desligue o fogo e deixe descansar por 10 minutos. Antes de ingerir, passe a bebida por uma peneira.