Receitas de chás perfeitas para tomar em dias frios

Por Natália Petrin em Cultura, Degustação

Com a chegada do outono e, pouco depois, do inverno, as temperaturas começam a cair e o consumo de chás aumenta cada dia mais.

Além de ser um hábito muito saudável e bastante saboroso, o consumo de chás ajuda a aquecer nos dias mais frios, protegendo ainda contra resfriados e combatendo a tosse.

É claro que cada chá tem suas propriedades, não é mesmo? Por isso, a seguir indicamos algumas dessas deliciosas bebidas para os períodos frios.

Imagem de mãos femininas com agasalho segurando xícara de chá

Foto: Depositphotos

Chá de gengibre

O chá de gengibre é uma deliciosa bebida que, além de aquecer nos dias de inverno, ainda ajuda no emagrecimento. Como? Trata-se de uma bebida termogênica, ou seja, que aumenta a temperatura corporal aumentando também o gasto calórico para atividades normais.

Ingredientes

– 1 rodela de limão sem casca
– 2 colheres (de sopa) de gengibre picado
– 1 litro de água
– mel ou adoçante a gosto

Modo de preparo

Coloque a água em um recipiente e leve ao fogo. Quando começar a ferver, adicione o gengibre e o limão e desligue o fogo. Em seguida, tampe e deixe descansar abafado por cerca de dez minutos.

Chá preto

Há quem diga que o chá preto tem um sabor amargo, mas essa receita diferente vai mudar os seus conceitos, confira:

Ingredientes

– 2 sachês de chá preto
– 1 colher (de café) de essência de baunilha
– 1 colher (de sobremesa) de gengibre ralado
– 1 anis estrelado
– 1 unidade de canela em pau
– 4 cravos da índia
– 2 xícaras (de chá) de água
– mel ou adoçante a gosto

Modo de preparo

Coloque a água em um recipiente e leve ao fogo. Adicione todos os ingredientes, com exceção do mel ou adoçante e os sachês, e então deixe ferver, sempre em fogo baixo, por um período de, aproximadamente, dez minutos. Depois desse período, desligue e adicione os sachês de chá. Deixe descansar tampado por cerca de cinco minutos, e então coe e consuma.

Chá de limão, alho e mel

Algo bastante comum nesse período em que as temperaturas começam a cair, é o resfriado. Um chá que, pode parecer, em um primeiro momento, que não é bom, mas ajuda muito a combater gripes e resfriados, é o chá de limão e alho com mel, que ajuda no processo de recuperação e melhora o sistema imunológico.

Ingredientes

– 1 limão
– 2 dentes de alho descascados
– 2 copos de água
– 2 colheres de mel

Modo de preparo

Em um recipiente, coloque a água e leve ao fogo. Em seguida, enquanto aquece, pique os dentes de alho, e corte o limão em quatro pedaços. Ao notar que a água começou a alcançar o ponto de fervura, adicione o alho e o limão e deixe ferver por um período de, aproximadamente, cinco minutos. Depois disso, desligue, adicione o mel e deixe a bebida descansar, tampada, até amornar. Coe e consuma em seguida.

Atenção: o consumo de chás deve ser evitado por pacientes gestantes sem recomendação médica, já que existem alguns chás que tem propriedades abortivas. Além disso, pacientes com doenças crônicas e que fazem uso de medicamentos contínuos devem buscar orientação médica quanto às plantas que podem ser consumidas tranquilamente.