Receitas de chás que prometem tratar alergia e coceira

Por Ana Ligia em Doenças, Plantas, Saúde

Geralmente quando o corpo detecta alguma substância estranha no organismo o sistema imunológico nos manda uma espécie de “aviso”. Muitas vezes ele vem como uma reação alérgica, principalmente em quem sofre de problemas de sensibilidade às substâncias.

A lista para os possíveis desencadeadores de uma alergia é grande; mofo, pólen, poeira, certos alimentos, produtos químicos, picadas de insetos, pelos de animal, dentre tantos outros. O indivíduo que está enfrentando uma crise pode apresentar sintomas como: coceira, ardência ou vermelhidão na pele, olhos ou nariz, coriza, espirro ou tosse.

Mas existem casos mais graves de alergias que podem chegar a causar choque anafilático, perda de consciência e dificuldade de respiração. Algumas vezes a crise pode chegar a ser fatal.

Receitas de chás que prometem tratar alergia e coceira

Foto: depositphotos

Alguns antialérgicos ajudam no tratamento e controle de alergias (para isso, consulte um alergologista). Mas existem alguns produtos naturais que também podem ser uma importante arma na luta contra tais crises.

Conheça receitas de chás que podem diminuir consideravelmente os ataques.

Chá de tanchagem

Ingredientes

  • 15g de folhas de tanchagem;
  • 500ml de água fervente.

Modo de preparo

Ferva a água e adicione a erva. Tampe, deixe esfriar e beba após coar.  A recomendação de consumo é de 2 xícaras deste chá por dia.

Chá de camomila

Ingredientes

  • 1 colher de chá da erva seca;
  • 1 xícara de água quente.

Modo de preparo

Coloque a erva em um bule e depois coloque a água por cima. Tampe e deixe descansar por 10 minutos. Coe e beba.

Chá de sabugueiro

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de flores secas de sabugueiro;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Adicione uma colher de sopa de flores secas de sabugueiro em uma xícara de água fervente e deixe macerar por 10 minutos. Coe e tome três xícaras deste chá ao dia.

Chá de manjericão

Ingredientes

  • 10 folhas de manjericão;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Em um recipiente, leve a água ao fogo. Aguarde até que alcance o ponto de ebulição e então desligue. Adicione as folhas lavadas e higienizadas de manjericão e então tampe. Deixe descansar por um período de, aproximadamente, dez minutos – ou até amornar – e então coe e consuma.