Insônia: receitas infalíveis de chás para dormir bem e melhor

Por André Luiz Melo em Plantas, Saúde

Muito trabalho ou estudo, preocupações, estresse, problemas afetivos, depressão entre outras complicações podem causar a tão temida e incômoda insônia. Este problema, em muitos casos, a exemplo da falta de tratamento adequado, pode acabar prejudicando até mesmo a saúde do indivíduo e atrapalhando a rotina diária do mesmo.

Há ainda situações mais delicadas como, por exemplo, das pessoas que sofrem depressão. Nesses casos, a falta de sono, muitas vezes, pode ser um estímulo que acabe levando o paciente a cometer o suicídio ou outras práticas nocivas. Uma vez que, sem sono, a mente vazia pode começar a produzir pensamentos que levem a tal estado.

Chás infalíveis para tratar insônia

Para tanto, existem chás capazes de auxiliar pessoas que sofrem de insônia. Tais receitas naturais representam uma alternativa natural e desprovida de drogas em relação aos tradicionais medicamentos farmacêuticos utilizados para tratar o problema.

Entre as ervas mais utilizadas para tal finalidade, destaque para erva cidreira, tília, camomila e valeriana. As mesmas possuem propriedades calmantes, anti-inflamatórias, expectorantes, digestivas entre outras.

Receitas de 4 chás contra a falta de sono

Insônia: receitas infalíveis de chás para dormir bem e melhor

Foto: Depositphotos

Chá de erva cidreira

O chá de erva cidreira deve ser preparado em uma panela acrescida de 400 ml de água. Ferva o líquido juntamente com 200g das folhas da erva e, atingido o ponto de ebulição, desligue o fogo, coe e consuma logo em seguida e também antes de dormir. Para adoçar, utilize mel.

Chá de camomila

Para o preparo do chá de camomila, pegue um copo com 200 ml de água, acrescente duas colheres (de chá) da erva, ferva e, depois, deixe repousar durante 10 minutos. Posteriormente, coe e tome meia hora antes de deitar para dormir.

Chá de tília

Este chá deve ser preparado por meio da fervura de 600 ml de água acrescida 300g de folhas da erva. Depois de pronta a infusão, coe e deixe repousar por 10 minutos. O consumo deste chá deve ser feito três vezes ao dia em doses de 200 ml.

Chá de valeriana

Para fazer a infusão dessa erva, utilize 600 ml de água e 300g das raízes da mesma. Misture e leve o líquido com as partes da planta para ferver. Depois de fervida, deixe a infusão descansando por 10 minutos. Posteriormente, coe e tome o líquido em três doses durante o dia.