Refresque-se e viva melhor com três ‘super’ receitas de chás gelados

Por Katharyne Bezerra em Degustação

Chá em si já é uma delícia, seja ele quente ou gelado é um queridinho para muitas pessoas. Quando feito em casa não leva conservantes e nem corantes, e por isso torna-se uma bebida fresca e mais nutritiva. Nos períodos em que a temperatura está elevada, o chá gelado consegue ser um aliado saboroso e refrescante, e pode ser conservado na geladeira até três dias após o seu preparo.

Está enganado quem pensa que só os chás quentes podem ajudar as pessoas a manter uma boa qualidade de vida. Além dessas boas características, a bebida gelada pode ser muito benéfica à saúde humana prevenindo e tratando diversas doenças. E se no preparo destes líquidos algumas ervas sejam combinadas os resultados são ainda melhores. Pensando nisso, o Chá Benefícios preparou três receitas caseiras de chás gelados que são práticas, saborosas e saudáveis.

Chá verde gelado com gengibre

Quem deseja emagrecer com saúde a dica é a combinação do chá verde com gengibre, ambos potencializadores da perda de peso de maneira saudável. Além de refrescante e agente de combate das gordurinhas indesejáveis, essa bebida pode servir como remédio caseiro para acabar com a celulite e deixar a pele mais lisa, isso graças ao gengibre como ingrediente. E como possui também o chá verde, consegue aumentar o metabolismo do corpo e facilita a digestão.

Refresque-se e viva melhor com três 'super' receitas de chás gelados

Foto: Pixabay

Para fazer essa bebida, basta utilizar um pedaço de gengibre fresco, um litro de água, quatro colheres da pequena de chá verde e o sumo de um um limão. Use o gengibre sem a casca, corte-o e leve ao fogo junto com a água e espere ferver. Em seguida adicione o chá verde e deixa a mistura em infusão por aproximadamente cinco minutos. Se preferir adoce com mel e só quando estiver frio coloque o limão. Deixe o líquido na geladeira e só sirva quando este estiver gelado.

Chá gelado de erva-cidreira com hortelã

Já para os que querem um chá que alivie distúrbios digestivos, ajude na limpeza de toxinas do sangue e seja útil para eliminar os resíduos corporais, é indicado o chá gelado de erva-cidreira com hortelã. Nesse caso, a primeira planta além de agir nas situações já descritas, alivia a dor de cabeça, combate gases e ainda melhora a qualidade do sono. Já a segunda, atua na diminuição de dores intestinais e estomacais.

Se deseja preparar essa bebida tenha em mãos duas xícaras de (chá) de erva-cidreira picada, uma xícara de (chá) de hortelã e um litro de água. Leve a água para o fogo e espere ferver. Em seguida despeje o conteúdo sobre os outros ingredientes e deixe por infusão por cinco minutos. Espere esfriar, adoce se preferir e sirva acompanhado com cubos de gelo.

Chá ‘gelado de maçã

A maçã é uma aliada para os que possuem diabetes, uma vez que ela controla as taxas de açúcar no sangue e é um alimento que tem baixo índice glicêmico. Além disso, diminui o colesterol ruim e ajuda a emagrecer por ser rica em fibras e pouca calórica. Esses benefícios são somados a outros quando é feito o chá gelado da maçã. Por exemplo, a bebida melhora a prisão de ventre, desintoxicam o sistema digestivo, diminuem as dores provocadas pela gastrite e ainda ajuda a cicatrizar úlceras gástricas.

Essa explosão de benefícios é alcançada com o chá produzido com o seguintes ingredientes: duas maçãs e duas xícaras de água. Coloque os ingredientes para ferver e depois adoce a gosto. Coloque na geladeira e quando for servir adicione gelo e para um sabor ainda mais agradável acrescente fatias de limão.