Relaxe no outono com chá calmante de maracujá, camomila e cidreira

Por Nayla Georgia em Cultura, Degustação

Inseridos diariamente em uma rotina cansativa e estressante vemos muitas vezes nossos dias passarem lentos e de forma dolorosa. Surgem sintomas de ansiedade, insônia e estresse que podem acabar prejudicando nosso rendimento diário no trabalho ou mesmo em casa. Com o intuito de cessar esses sintomas tão incômodos, buscamos alternativas como medicamentos, porém, sabemos que os remédios para estresse e ansiedade podem ter efeitos colaterais severos e causar dependência. Contudo existem formas caseiras e naturais para se lidar com a correria do cotidiano, a exemplo dos chás calmantes de maracujá, camomila e cidreira.

Propriedades do chá calmante

Conhecidos por seus efeitos calmantes, maracujá, camomila e capim cidreira fazem um chá bastante potente. Suas propriedades calmantes são de controle na ansiedade, relaxante muscular, previne a insônia, reduz a hiperatividade e acalma os nervos. Com elas, a pessoa pode aproveitar bem de uma noite de sono bastante relaxada.

Na bagagem de propriedades desse chá calmante, as ervas ainda ajudam em outros problemas. Elas eliminam úlceras, curam enxaquecas, diminuem as dores lancinantes da cólica menstrual, trata problemas digestivos, febre, tosse, diarreia, acne, eczema, gases etc. Inclusive esse chá pode ajudar na eliminação das celulites, pois é rico em colágeno – substância que reduz os sinais de envelhecimento e dá firmeza na pele.

Imagem de mulher com agasalho segurando caneca

Foto: Depositphotos

Como fazer o chá?

Ingredientes

  • 250 mL de água mineral
  • 1 colher de chá de folhas secas de maracujá
  • 1 colher de chá de folhas e flores secas de camomila
  • 1 colher de chá de folhas secas do capim cidreira

Modo de preparo

Ferva a água e adicione as folhas secas das ervas em seguida. Deixe que a mistura descanse abafada por cinco minutos, mas sem estar no fogo. Depois disso, coe e reserve para ir bebendo em pequenas porções durante o dia.

Importante

Se achar que fica sonolento durante o dia tomando o chá, deixe para beber apenas à noite para preparar o corpo para dormir. Grávidas e lactantes devem sempre perguntar ao seu médico se podem fazer uso de certos chás. Se estiver tudo bem fazer o consumo do chá calmante, peça orientação nas quantidades que poderá beber sem que isso afete a formação saudável do feto.