Saiba como abrir uma loja especializada em chás

Por Natália Petrin em Cultura

Principalmente nas épocas mais frias do ano, os chás se tornam uma das bebidas favoritas e mais consumidas, o que acaba gerando um lucro maior para as casas de chá. Mas nem só de inverno vivem esses comércios: as lojas de chás têm vendas intensas durante o ano todo, já que os adeptos das ervas medicinais vêm aumentando cada dia mais.

As casas de chás normalmente têm uma decoração mais clássica, mas isso não significa que você possa fazer uma no seu estilo, com um visual mais moderno, por exemplo. É importante, entretanto, antes de abrir a casa de chá, que você faça uma pesquisa do comércio, do mercado e da região em que pretende abrir sua loja, nada diferente do que faria em qualquer outro segmento.

O que fazer antes de abrir a casa de chá?

O primeiro passo, certamente, é visitar outras casas de chá, observando o menu, preços, entre outros fatores. Escolha bem o local, considerando a sua clientela. Estar em um lugar perto de sua residência pode ser cômodo para você, mas não significa que terá clientes suficientes para deixar sua loja aberta. Procure em diversas localidades e veja o quanto pode pagar.

Imagem de especiarias naturais expostas para venda em loja de ervas

Foto: Depositphotos

Faça seu orçamento, listando despesas e valores investidos em equipamentos, equipe, marketing e aluguel, incluindo também suas despesas de casa, para saber o quanto precisa cobrar para ter lucros. Faça o seu plano de negócios, e se precisar de ajuda, não fique sem jeito. É muito comum novos empresários pedirem ajuda para essas coisas, inclusive fazerem empréstimos para começar o empreendimento.

Projete seu espaço e contrate a equipe baseando-se no conhecimento nos produtos oferecidos e na cortesia. Os clientes precisam sentir-se confortáveis e especiais. O marketing também é peça chave no sucesso de seu empreendimento. Entregue panfletos e faça propagandas dentro de seu orçamento em TV, rádio e jornais, sendo sempre criativo.

O que as casas de chás oferecem

Além dos chás, é claro, as casas de chás oferecem também um espaço diferenciado para que o consumo seja feito no local. Com conforto e comodidade, você deve oferecer alguns acompanhamentos, como biscoitos, bolos, entre outros. Ter variedades de chás e formas de servir (com ou sem leite, açúcar, mel, etc.) pode ser o diferencial na hora de conquistar o cliente. Experimente oferecer informações sobre a erva escolhida e seus benefícios à saúde, afinal além de oferecer conforto nos dias de inverno, os chás também são ótimos para a saúde.