Saiba como adicionar leite em seu chá corretamente

Por Katharyne Bezerra em Degustação

Atualmente, existem vários tipos de chás e formas de preparo do mesmo. Toda esta diversidade culinária pode causar, vez ou outra, uma certa divergência ou mitos sobre esta bebida quentinha.

Por exemplo, há quem diga que a melhor opção é adoçá-la com mel, porém há versões que preferem sem a adição de nenhum açúcar.

Outro mito criado no universo do chá é com relação ao leite: adotá-lo ou não na receita? Os que defendem a mistura, o faz justificando que a bebida fica ainda mais saborosa. Já quem prefere o chá puro afirma que a adição de outro componente, como o leite, faz com que a bebida perca suas propriedades benéficas.

Saiba como adicionar leite em seu chá corretamente

Foto: depositphotos

Contudo, a verdade é que existe uma maneira certa para unir o útil ao agradável, ou seja, tornar o chá benéfico à saúde ainda mais saboroso.

Receita ideal de chá com leite

Primeiro passo é escolher a erva que servirá para fazer o chá. Não importa o sabor, mas os mais utilizados são o chá preto, verde, o de camomila, mate etc.

Depois, coloque a erva junto à água e leve-os ao fogo brando. Aguarde por 10 minutos ou até que o líquido apresente os primeiros indícios de fervura. Vale ressaltar que não é importante esperar que o chá entre em ebulição.

Após desligar o fogo, deixe o recipiente fechado e aguarde por mais cinco minutos a infusão. Em seguida, coe e, antes de despejar o conteúdo na xícara, coloque um pouco do leite fresco no recipiente.

Depois coloque o chá por cima do laticínio. Se preferir, pode adicionar mais leite, regulando a cor e a cremosidade da bebida.

De acordo com a especialista em chás, Sebastian Michaelis, esta fórmula é indicada como a melhor maneira de combinar o chá com leite. Segundo a britânica, se o leite for colocado antes da fervura a temperatura da infusão pode ser alterada. Por esta razão, é mais aconselhável colocá-lo após o preparo do chá.

Tradição e conhecimento

No Brasil, esta técnica pode até ser novidade, uma vez que a população está acostumada com o café com leite. Todavia, o costume de adicionar o líquido lácteo ao chá faz parte de uma tradição antiga originada na Europa, em especial na Inglaterra.

De acordo com historiadores, a Princesa portuguesa Catarina de Bragança, ao casar com o Príncipe Charles II, foi a responsável por introduzir o famoso “chá das cinco” na cultura britânica.

Ela sempre sentia necessidade de comer entre o almoço e a janta, assim instituiu este evento na vida dos ingleses. E, por incrível que pareça, esta prática ainda é aplicada hoje em dia, mas desta vez em todo o mundo.