Saiba como plantar em casa a erva de chá verde

Por Robson Merieverton em Plantas

Cultivar ervas e hortaliças em casa é mais comum do que se imagina. A facilidade de adaptação e a frequência com que elas são usadas na culinária, faz com que o uso natural das plantas agregue ainda mais sabor a comida. Para os fanáticos por chá, algumas plantas também podem ser cultivadas em pequenos espaços nos jardins de casa, bastando prestar o cuidado certo para que ela cresça forte e saudável. Tipo mais comum entre os chás, a planto de onde se extrai o chá verde é uma excelente opção para começar o cultivo.

O chá verde é uma bebida saudável feita das folhas oxidadas de Camellia sinensis da planta. Uma curiosidade no processo de preparo das folhas é que, a partir da mesma espécie de planta se obtém também o chá preto. No chá verde as folhas são conservadas do jeito que são extraídas, já no chá preto, elas passam por um processo onde o calor é usado para desativar as enzimas responsáveis pelo processo da clorofila, que dá a cor verde as plantas.

Para que a planta cresça forte e saudável, é importante que ela seja cultiva em regiões onde a temperatura varie entre 18 e 30 graus. Para que a planta cresça até o ponto que você comece a utilizar as folhas para fazer o chá, vão cerca de três anos. Por isso a paciência deve ser uma aliada indispensável no processo de cultivo.

Como cultivar o chá verde

Saiba como plantar em casa a erva de chá verde

Foto: Depositphotos

Para obter sucesso no cultivo da planta, você deve escolher um exemplar saudável para fazer as mudas. Elas são facilmente encontradas em viveiros ou lojas especializadas na comercialização de plantas. Escolha uma área ensolarada e clara com boa drenagem do solo. Essa área deve ficar afastada de outras espécies ou árvores, com distância a partir de três metros. Prepare uma vala três a quatro vez mais larga que o diâmetro do vaso e três vezes mais profundo.

Após a planta depositada, faça o preenchimento da vala com a própria terra extraída do local. Depois, regue um pouco. É recomendável que se coloque um pouco de serragem em volta da raiz para que auxilie na absorção de umidade. Aplique uma mistura seca de fertilizante para plantas jovens, aumentando na proporção de crescimento. Volte a aplicar o fertilizante a cada 60 dias durante o verão. Isso ajudará que a planta cresça forte e saudável. Regue a planta com frequência, mantendo a terra em volta dela sempre úmida.

Benefícios do chá verde

Já não é novidade para ninguém o quão rica em benefícios para a saúde é a erva do chá verde. Ela ajuda no emagrecimento, na regulagem do intestino, combate a retenção de líquidos, alivia o estresse, além de reduzir o risco de doenças cardiovasculares e respiratórias. Seu consumo e indicado, principalmente, no período da manhã ou à noite, antes de dormir, por conter propriedades antioxidantes retardando o envelhecimento celular.