Saiba como se deve servir um Chá das Cinco

Por Katharyne Bezerra em Cultura

O Chá das Cinco é uma tradição na Inglaterra, mas se popularizou por todo mundo. Algumas pessoas fazem uso dessa ideia para aplicarem em festas de aniversário, Chá de Cozinha ou de bebê, uma festa de despedidas etc. Na realidade é um evento diferente, que serve para reunir amigos, ouvir música boa, experimentar novos sabores e aromas e ter uma tarde de conversa agradável e troca de experiências.

Gostou da ideia? Então veja como realizar uma festa íntima dessa, sabendo escolher as peças, comidas, bebidas e decoração para esta tarde agradável. Além disso, você confere um pouco da história de como surgiu esta tradição.

História do costume

Tomar chás às 17h é um hábito do século IV, mas que só se popularizou através de Anna Maria Russell, duquesa de Belfort. De acordo com a história, ela sentia bastante fome entre o período do almoço e do jantar. Portanto, passou a fazer um lanche entre esse tempo. A duquesa tomava o chá com leite e açúcar, acompanhada de um salgado, pontualmente às 17h.

Saiba como se deve servir um Chá das Cinco

Foto: Reprodução/ internet

Esse hábito se tornou parte da cultura inglesa. Os burgueses e a aristocracia da época aproveitava o lanche para convidar personalidades e pessoas importantes na política para lancharem em suas casas. Pouco tempo depois, criaram grandes salões que proporcionavam esses eventos para um número maior de pessoas.

Como preparar um Chá das Cinco?

Primeiramente, é preciso preparar os convites. Em seguida, a preocupação é voltada para a decoração da festa. Depois é hora de pensar nas comidas e bebidas que serão servidas durante o evento e, por fim, preparar algumas surpresas para que possa dar um charme a mais no Chá das Cinco.

Convites

“Quantas pessoas irão para minha festa?” “Tenho como abrigar todas elas?” “Como faço para convidá-las?” Essas são as três perguntas que você deve responder antes de oficializar o evento. A essência do Chá das Cinco é de uma festa íntima, para poucas pessoas, onde as pessoas possam conversar entre si em um ambiente tranquilo.

Para avisar os seus convidados do Chá, convites estilizados podem ser elaborados, dando uma certa “realeza” ao evento. Ou se preferir, chama os amigos pelo telefone ou e-mail.

Decoração

Depois dos convites é hora de pensar na decoração, que inclui ambiente, talheres, panos de mesa, bules, xícaras e pratos. Além disso, as músicas devem combinar com a ocasião. Por essa razão, dedique um tempo elaborando uma playlist apropriada para o evento. Dependendo do número de pessoas serão necessários mias de um bule, que não precisam necessariamente combinar com as xícaras e os talheres. Todavia, a dica é que ambos possam ser de porcelana.

Bebidas e comidas

A figura principal desse evento é o chá, que dependendo do tamanho da lista de convidados pode variar de dois até seis tipos de sabores. Opte pelos mais conhecidos, para que as pessoas possam tomá-los sem medo. Depois, sirva outras chaavenas, de sabores mais exóticos para aprimorar o paladar dos convidados.

As comidas devem variar do doce ao salgado, mas nada pesado. Busque alternativas leves, fáceis de comer para não provocar muita sujeira nos convidados e nem no ambiente.

Surpresas no evento

Você pode preparar brincadeiras com os convidados e até mesmo servir chás diferentes, como é o exemplo de chá de flores- um exemplar que faz uma flor desabrochar ao ser colocado água quente no recipiente. Agradar os convidados é sempre uma surpresa bem-vinda, por isso deixe à disposição açúcar, mel ou adoçante na mesa para que eles possam decidir como adoçar as bebidas, água também é agradável e até fatias de limão podem ser bem vistas por seus amigos.