Saiba os benefícios do chá de chapéu de couro

Chapéu de Couro é o nome de uma planta muito conhecida pelas propriedades medicinais de suas folhas. Simples de fazer, o chá de chapéu de couro é usado no combate á doenças diversas como tosse e problemas de fígado, além de ter um significante poder diurético, ou seja, ajudando no emagrecimento (através da eliminação dos líquidos retidos) se combinado com boa alimentação e atividades físicas regulares.

O que é o chapéu de couro?

Saiba os benefícios do chá de chapéu de couro

Foto: Reprodução

Chapéu de couro é o nome de uma planta muito abundante no sul do Brasil. De nome científico Echinodorus grandiflorus, a planta é conhecida por vários nomes, entre eles estão: Alismacéa, Aguapé e “chá mineiro”, devido o seu consumo em grande quantidade pelas pessoas que moram em Minas Gerais.

Quando atinge a maturidade o chapéu de couro pode chegar a 1,5 metros de altura e suas flores e folhas podem ser utilizadas de maneira medicinal.

Conheça seus benefícios para saúde

O chá de Chapéu de Couro é indicado como auxiliar nos tratamentos contra tosse, pressão alta, colesterol alto, gota e diversos problemas de pele. Pessoas com problemas na bexiga e nas vias urinárias são beneficiadas com o consumo do chá, assim como quem tem problemas de fígado.

Pessoas com problemas de excesso de ácido úrico, gastrite, arteriosclerose, artrite e faringite também podem consumir o chá sem medo, que logo verão uma melhora na saúde. E quem sofre de prisão de ventre também pode ficar feliz, porque o chá também funciona como um ótimo laxante suave.

Por possuir um leve poder diurético e evitar que o corpo acumule água excessivamente, beber chá de chapéu de couro pode ajudar você a perder os pneuzinhos que te incomodam, desde que combinado com uma boa alimentação e atividades físicas frequentes.

E mesmo com poucas pesquisas científicas a respeito das propriedades medicinais curativas do chapéu de couro, ele é usado popularmente também como anti-inflamatório e antirreumático.

Como fazer o chá?

É aconselhado que o chá seja consumido de duas a três vezes ao dia e que não seja guardado de um dia para o outro.

Para fazê-lo é super fácil:

  1. Em uma panela coloque um litro de água e espere levantar fervura.
  2. Acrescente 20 gramas, ou duas colheres de sopa cheias, de folhas secas de chapéu de couro e desligue o fogo.
  3. Tampe a panela e mantenha o chá descansando por no mínimo dez minutos.
  4. Coe e beba sem adoçar.