Saiba quais são os chás da China menos comuns

Por Débora Silva em Cultura

As variedades de chás encontrados na China vão muito além dos conhecidos chás pretos e verdes: naquele país é possível encontrar outros tipos de chás, sendo que alguns são bastante populares devido às suas propriedades, qualidades e aroma; enquanto que outros são bastante raros.

Neste artigo, saiba quais são os chás da China menos comuns.

Chás da China menos comuns

Saiba quais são os chás da China menos comuns

Foto: Reprodução/ internet

Chá branco

Originário da zona de Fujian, na China, o chá branco é preparado a partir da mistura de rebentos das folhas da planta do chá e de folhas do chá Da Bai (Grande Branca).

Para obter esta variedade, é necessário que rebentos de chá e pequenas folhas em crescimento sejam colhidas e secadas ao sol. O chá branco mais famoso é o “Pai Mu Tan”, obtido com a mistura de novos rebentos da planta do chá a algumas pequenas folhas de chá jovens.

Pai Mu Tan Imperial

Raro, trata-se de uma variedade de chá branco preparado com pequenos rebentos e folhas jovens de chá, que são colhidas no início da primavera. Assim que secam, se parecem a pequeninas flores brancas com pequenas folhas mais escuras que rodeiam o botão.

Yin Zhen

Também originário da região de Fuijan, este chá é preparado a partir de novos rebentos da planta do chá, que ainda apresentam-se cobertos por uma espécie de pelagem de coloração prateada. Daí vem a origem de seu nome, que significa “agulhas de prata”.

Puerh Teas

Este chá foi assim batizado por causa da cidade de Puerh, em Yunnan, que é uma das maiores cidades chinesas onde se comercializa a bebida.

Criados na província de Yunnan, os chás Puerh são envelhecidos em até 50 anos, com a sua umidade, temperatura e condições controladas. Desta maneira é produzida uma bebida que possui um sabor tipicamente maduro, com um aroma e sabor extremamente suaves.

São dois os tipos de chás Puerh obtidos através de dois métodos diferentes: o Puerh naturalmente fermentado (Sheng Tea) e Puerh artificialmente fermentado (Shou Tea). Ambos são armazenados em condições ideais de umidade e temperatura, para que ocorra o perfeito envelhecimento. Os chás Puerh naturalmente fermentados são mantidos em repouso durante o período de 15 a 50 anos; já os chás Puerh fermentados artificialmente são deixados em repouso por apenas alguns meses.

Quando a bebida está pronta, é embalada em papel tecido ou em folhas secas de bambu.

Chás aromatizados e perfumados

Os chás aromatizados e perfumados da China incluem o Osmanthus, magnólia, orquídea, lichia, jasmim e rosa gongfu.