Saiba quais são os chás indicados para combater coceira

Por Robson Merieverton em Plantas

Se tem uma coisa que tira muita gente do sério é o aparecimento de algum tipo de coceira. Seja por motivos alérgicos, contato com produtos químico e/ou tóxicos, queimaduras do sol, frio, exposição excessiva à água, picadas de insetos, ingestão de alimentos o qual o organismo é intolerante, o fato é que causa um baita incômodo. Para sanar esses sintomas, a medicina natural oferece uma gama de possibilidades, sobretudo do mundo dos chás.

Apontado como alternativa natural para sanar diversos males, os chás, aproveitando as substâncias naturais das plantas, são bebidas de fácil acesso e com eficácia comprovada.

Definição para coceira

A coceira é uma resposta exagerada do sistema imunológico, devido ao excesso de produção e de atuação da imunoglobulina. Ela pode aparecer em decorrência a sensibilidade a algum elemento com o qual se entra em contato, ingere ou aspira. Esse tipo de reação da pele pode aparecer pelo uso de produtos cosméticos, a exemplo de perfumes e cremes; produto químico; mofo; poeira e até alimentos.

Entre as reações que as coceiras podem provocar estão as irritações, dor, vermelhidão ou bolhas em parte do corpo ou local específico. Os casos mais graves de coceiras são os que podem causar até choque anafilático, perdas de consciência e dificuldade de respiração. As alergias podem surgir na infância ou em qualquer fase da vida. Geralmente, quem tem pais alérgicos, tem mais chances (4 vezes mais) de desenvolver alergias.

Saiba quais são os chás indicados para combater coceira

Foto: Depositphotos

Chás para combater coceiras

Depois de conhecer um pouco mais sobre as coceiras e o que pode causa-las, chegou a hora de fazer uso dos chás para sanar alguns desses problemas.

Chá de camomila

O chá feito com a flor de camomila é uma excelente alternativa para aliviar os sintomas de coceiras pelo corpo. Além de bebida, a flor de camomila também pode ser utilizada diretamente para tratar de eczemas, vermelhidão, coceira e urticária.

Para preparar o chá basta usar a proporção de uma colher de camomila para 175 ml de água. Coloque a água para ferver, acrescente a camomila, espere esfriar, coe e a bebida está pronta para ser consumida.

Também existe outra forma de usar a camomila para acabar com a coceira. Basta colocar meio litro de água quente em uma panela e adicionar folhas de camomila. Depois que esfriar, coar e com a água já fresca, aplicar ao local afetado.

Chá de cascas de pau de cajueiro seco

Com substâncias que ajudam no tratamento da alergia, o chá de cascas de pau de cajueiro seco pode ser usado na forma de chá, ou aplicado diretamente no local da alergia.

O chá tem efeito cicatrizante, adstringente, antisséptica e tônico, útil para retirar células mortas de pele e fechar os poros, protegendo-a da sujeira.

Seu preparo é bastante simples, basta colocar para ferver uma colher e meia (de sopa) da casca do caule do cajueiro com 150 ml de água. Após 10 minutos, desligue o fogo. Deixe esfriar e aplique compressas sobre a área da derme afetada de três a quatro vezes ao dia.

Chá de espinheira-santa

Essa bebida é ótima para combater a alergia. Diferente das outras substâncias, seu uso é indicado apenas para ingestão. Sua principal utilização está ligada a cicatrização e tratamento da pele.

Para preparar o chá basta colocar para ferver um litro de água para cada duas colheres (sopa) da erva. Deixe descansar por cerca de 10 minutos e a bebida está pronta para ser consumida. O indicado é tomar de duas a três xícaras ao dia.

Chá de urtiga

O chá de urtiga é um forte aliado no combate a coceira, principalmente as causadas por picadas de insetos. Para preparar a bebida, basta utilizar uma colher (sopa) de folhas secas de urtiga em uma xícara com água fervente. Após 15 minutos, o chá está pronto para ser consumido. Ele deve ser tomado duas vezes ao dia.