Saiba quais são os chás para baixar a pressão

Por Katharyne Bezerra em Doenças, Plantas, Saúde

De acordo com a Escola de Economia de Londres, do Instituto Karolinska (Suécia) e da Universidade do Estado de Nova York, os países em desenvolvimento, incluindo o Brasil, correm o risco de aumentar a população hipertensa em 80%, até 2050.

Este número assustador revela os péssimos hábitos de vida que as pessoas estão condicionadas a apresentarem, como sedentarismo, fumo, álcool, má alimentação, obesidade etc.

E não é apenas a estimativa dos estudos estrangeiros que preocupam os médicos e os órgãos públicos brasileiros. Isto porque, segundo os dados do Ministério da Saúde já existem no Brasil 17 milhões de hipertensos, um fato extremamente alarmante, tendo em vista que a hipertensão é uma das principais causas de morte do país.

Portanto, é necessário criar programas para reverter esta situação enquanto ainda há tempo e algumas medidas preventivas podem ser colocadas em prática com muita facilidade, como mudar os hábitos alimentícios, praticar mais atividades físicas e apostar em tratamentos naturais, a exemplo de chás que conseguem combater os elevados números da pressão arterial.

Chás que baixam a pressão arterial

1. Chá de alface

saiba-quais-sao-os-chas-para-baixar-pressao-alface

Foto: Pixabay

Sabor leve e aliado à saúde, o chá de alface é um calmante natural. Por estas razões, consegue melhorar a qualidade do sono e de vida dos consumidores. Com esses benefícios, o alface  combate a hipertensão e previne que mais pessoas se tornem hipertensas.

Para prepará-lo, basta lavar as folhas ou até mesmo os talos do vegetal e misturar com a água fervente. Depois que a bebida repousar por 10 minutos, pode ser ingerida ainda morna. A dica é consumir, pelo menos, meia hora antes de dormir.

2. Chá de hibisco

saiba-quais-sao-os-chas-para-baixar-pressao-hibisco

Foto: Pixabay

Controlador natural da pressão arterial, o chá de hibisco ajuda também no processo de emagrecimento e ainda pode ser usado como protetor da pele. Mas, quem deseja utilizar os benefícios desta planta no combate a hipertensão é mas indicado potencializá-la com outras ervas.

Assim, o chá mais indicado é o feito com uma colher (de sopa) de hibisco, três colheres (de sopa) de folhas secas de margarida e quatro colheres (de chá) de folhas secas de alecrim.

As ervas devem ser despejadas em um litro de água e colocadas no fogo para ferver. Mas, antes de beber é preciso coar e é importante destacar que o consumo não pode ultrapassar três xícaras por dia.

3. Chá de oliveira

saiba-quais-sao-os-chas-para-baixar-pressao-oliveira

Foto: Pixabay

Melhora digestão, a circulação sanguínea e controla a pressão arterial. Devido a esses três fatores, o chá de oliveira é considerado um aliado dos hipertensos.

Para prepará-lo, é preciso colocar algumas folhas secas da oliveira em uma xícara de água fervida. Em seguida, tampa-se o recipiente e espera a infusão ficar pronta por 10 minutos. Depois, basta coar e, se desejar, adoçar a bebida para melhora o gosto. Contudo, o aroma é bastante agradável.

Atenção!

Mesmo sendo tratamentos naturais e benéficos, nenhuma destas receitas substituem o atendimento médico.

Por isso, caso o paciente sinta cansaço constante, dores de cabeça forte, dificuldade em respirar, tontura, dor no peito e visão turva, é necessário buscar auxílio clínico o mais rápido possível.

Isto porque, quanto mais rápido for o atendimento, mais seguro será o tratamento.