Saiba tudo acerca dos chás que afinam a silhueta e desintoxicam o corpo

Por Débora Silva em Emagrecimento

Os chás já se tornaram grandes aliados das pessoas que desejam perder aqueles quilinhos indesejados e livrar o organismo de toxinas. Diversos tipos – chá verde, chá amarelo, chá branco, chá de hibisco etc. – são utilizados para auxiliar na eliminação da retenção de líquidos e após sobrecarregar o fígado com a ingestão de comidas gorduras e bebidas alcoólicas.

Para aproveitar os benefícios das ervas, é preciso ficar atento a alguns detalhes.

Dicas sobre os chás que afinam a silhueta

Saiba tudo acerca dos chás que afinam a silhueta e desintoxicam o corpo

Foto: Reprodução/ internet

Confira a seguir quais são as principais dúvidas no preparo dos chás para emagrecer:

Como preparar o chá corretamente?

Coloque a água para ferver e, assim que surgirem as primeiras bolhas, apague o fogo. Não deixe entrar no processo de ebulição. Acrescente a erva e deixe abafado por 2 ou 3 minutos. Coe e em seguida tome.

A medida ideal é de 2 colheres de sopa da erva para 1 litro de água. Se achar o sabor muito forte, comece com apenas 1 colher. Lembre-se que a erva deve ser armazenada em local seco, fechado e ao abrigo da luz.

Posso modificar o sabor do chá?

Se você achar o gosto da erva muito forte, pode combinar a bebida com cidreira, hortelã, erva-doce, maçã seca ou casca de frutas, como abacaxi ou manga.

Se quiser adoçar o chá, opte por uma quantidade pequena (uma colher de chá) de mel ou de estévia.

Qual a quantidade diária de chá verde para emagrecer?

A quantidade diária recomendada de chá verde para quem deseja emagrecer é de cinco a seis xícaras. No entanto, é preciso ter cuidado e consultar um especialista, pois, em excesso, a erva pode causar efeitos desagradáveis.

O chá de saquinho funciona?

O efeito do chá de saquinho é menor, pois costuma trazer várias partes da planta, como folhas e talos, o que diminui a concentração dos princípios ativos da erva.

Chás desintoxicantes

Os chás que ajudam a eliminar as toxinas do corpo devem ser tomados sozinhos ou associados a frutas e folhas, substituindo a água no suco. Confira a seguir quais são as principais ervas desintoxicantes:

Hibisco

O hibisco contêm antocianinas, antioxidantes presentes também no vinho tinto, e quercetina, componentes que agem contra a celulite.

Goji berry

O goji berry contém, pelo menos, 20 aminoácidos, além de antioxidantes e vitaminas.

Gengibre

Com cerca de 400 compostos anti-inflamatórios, o gengibre contém propriedades anticancerígenas e aumenta a imunidade do organismo.

Chá verde

Além de emagrecer, o chá verde também ajuda a acabar com a ressaca.