Seleção de infusões para o tratamento da sinusite

Por Natália Petrin em Doenças, Saúde

A sinusite é uma inflamação que atinge as mucosas dos seios da face, que é a região do crânio formada por cavidades ósseas em torno do nariz, maçãs do rosto e dos olhos. Os sintomas podem envolver diversas coisas, mas isso varia de acordo com o tipo: sinusite aguda e sinusite crônica.

No caso da sinusite aguda, os sintomas são dores fortes que varia entre pulsátil ou com sensação de peso ou pressão na cabeça. Além disso, envolve obstrução nasal na maioria das vezes, com presença de secreção amarela ou esverdeada que pode causar dificuldade na respiração, febre, cansaço, coriza, tosse, dores musculares e perda de apetite.

No caso da sinusite crônica, os sintomas são basicamente os mesmos, mas há uma intensidade ainda maior.

Seleção de infusões para o tratamento da sinusite

Foto: Reprodução/ internet

Como minimizar os sintomas da sinusite?

É importante encontrar uma forma de diluir essa secreção para que seja eliminada mais facilmente. O processo tem inicio normalmente com gripes e resfriados, e nesse período você pode, além de beber muita água, usar uma solução salina nas narinas, gotejando de duas a três gotas de solução várias vezes ao dia.

Para preparar essa solução, coloque:

– 1 litro de água
– 1 colher de chá de açúcar
– 1 colher de chá de sal

Ferva a água e adicione o sal e o açúcar. Em seguida, aguarde amornar.

Infusões

Eucalipto com sal

– 5 gotas de óleo essencial de eucalipto ou um punhado das folhas
– 1 colher de chá de sal
– 1 litro de água fervente

Em um recipiente, coloque a água para ferver. Em seguida, adicione em uma bacia e adicione o eucalipto e o sal. Cubra a sua cabeça com uma toalha sobre a bacia, inalando o vapor do chá. Respire bem profundamente por até 10 minutos, entre duas e três vezes ao dia.

Alecrim, cebola e sal

– 1 colher de sopa de alecrim
– 1 cebola
– 1 pitada de sal
– 1 litro de água

Corte a cebola em fatias e coloque em um recipiente para ferver com a água, o alecrim e o sal. Quando começar a ferver, conte cinco minutos e então desligue o fogo. O procedimento de inalação é igual ao anterior.

Sálvia

– 1 litro de água
– 1 punhado das folhas de sálvia

Em um recipiente, coloque os dois ingredientes e leve ao fogo. Quando começar a ferver, deixe cinco minutos. Em seguida desligue e faça o mesmo procedimento anteriormente descrito.