Sofreu alguma contusão? Tome chá de cerefolio

Por Robson Merieverton em Degustação, Doenças, Plantas, Saúde

O cerofólio é uma planta da família das Apiaceae. Dependendo da região onde ela é encontrada pode ser conhecida conhecida como cerefolho e rainha das salsas. Suas folhas são duplamente compostas parecidas com as da samambaia. Mesmo contento muitas propriedades medicinais, a planta é mais usada na culinária.

Empregado como condimento, conhecido pelos cozinheiros do mundo todo como um bom tempero para molhos, saladas e sopas, o cerefólio pode ser usado fresco para proporcionar o máximo de aroma aos alimentos.

Como ele perde o cheiro e a cor ao ser cozido, deve sempre ser o último ingrediente a ser colocado na panela.

Propriedades medicinais

sofreu-alguma-contusao-tome-cha-de-cerefolio

Foto: depositphotos

No que se diz respeito a saúde, o cerefolio pode ser usado no tratamento de algumas doenças. Isso se deve as propriedades que ela apresenta, entre efeito analgésico, anti-inflamatório, depurativo, digestivo, diurético e hidratante. Porém, antes de recorrer a um desses tratamentos, o médico deve ser consultado.

A partir da avaliação médica, a planta pode ser usada para aumentar o leite materno, tratar doenças relacionadas a bexiga, congestão no fígado, problemas nos rins, cálculos renais e biliares, cólicas, problemas digestivos, coágulos sanguíneos, contusões musculares, diabete, enfermidades nervosas e febre.

As propriedades medicinais da planta ainda permite que ela seja usada para tratar hemorroidas, histerismo, inflamação nos olhos e seios, purificar o sangue e aliviar dores causadas por contusões. Para todos esses propósitos, as partes da planta que são utilizadas são as folhas e as sementes.

Chá de cerefolio

Para preparar o chá de cerefolio você vai precisar de 200 ml de água e uma colher de sopa de folhas secas. O primeiro passo é ferver a água. Feito isso, coloque a erva em uma xícara, despejando a água quente logo em seguida. Abafe o recipiente e deixe descansar por cerca de 10 minutos. Passado esse tempo, basta coar e ingerir.

Além da utilização das folhas, outra variação para o chá de cerefolio é a partir da utilização das sementes. Para tanto, o médico deve ser consultado, já que as duas partes da planta podem tratar doenças diferentes. Em relação a quantidade ingerida, o médico também dará o aval, mediante a enfermidade. Porém, o consumo máximo não deve ultrapassar as três xícaras por dia.