Tomar 3 xícaras de chá verde faz bem ao coração

Por Katharyne Bezerra em Saúde

Se você já consumia o chá verde pelos benefícios emagrecedores, agora terá outro motivo para incluir esta bebida em seu dia a dia: a ação protetora do coração. Neste artigo, é possível compreender todas as atividades benéficas que o chá promove no organismo e qual a melhor forma de ingeri-lo. Aproveite e saiba quais as contraindicações deste remédio natural.

Chá verde fortalece o coração

Por ser rico em flavonoides, o chá verde é funciona como antioxidante do corpo. Assim, ele é capaz de prevenir inflamações dos tecidos, proteger o coração da formação de coágulos e fortalecer a camada interna dos vasos sanguíneos. Levando em consideração esses benefícios, o consumo desta bebia acaba reduzindo os riscos de problemas graves, como o infarto e o acidente vascular cerebral (AVC), muitas vezes fatais.

As demais propriedades do chá fazem com que o corpo melhore o fluxo de sangue e a pressão sanguínea. Além disso, o chá verde pode ajudar a secretar substâncias que impedem o relaxamento dos vasos.

Tomar 3 xícaras de chá verde faz bem ao coração

Foto: Reprodução/ internet

Outros benefícios desta bebida

Além de ser um excelente aliado do coração, o chá verde auxilia na queima de gorduras. Isso decorre das propriedades da bebida, que agem como aceleradoras de metabolismo, facilitando a perda de peso. É também indicada para quem deseja diminuir os níveis de colesterol e açúcar no sangue. Bem como, prevenir obesidade, diabetes, câncer e problemas nos ossos. Diante desses benefícios, o chá verde é indicado para quem deseja retardar o envelhecimento precoce.

Como preparar o chá e consumi-lo?

Ferva um litro de água e depois desligue o fogo. Em seguida, adicione duas colheres do chá e tampe o recipiente. Aguarde o tempo de infusão por três minutos e o seu chá estará pronto para o consumo. Apesar de ser muito benéfico, a bebida tem um gosto forte e amargo, para melhorar esse aspecto acrescente umas gotas de limão no final do preparo.

O ideal é consumir até três xícaras do chá por dia, evitando os momentos antes das refeições e durante a noite, tendo em vista que a bebida inibe a capacidade do organismo de absolver ferro e vitamina C dos alimentos, e por ser rico em cafeína, pode alterar o sono dos consumidores.

Contraindicações e cuidados

Mesmo sendo um produto de origem natural, é necessários alguns cuidados ao ingerir o chá verde. O primeiro deles é seguir as orientações de doses por dia, uma vez que o excesso desta bebida pode provocar efeitos contrários ao esperado. Por exemplo, o consumo demasiado pode provocar insônia, náuseas, má digestão e gastrite.

Além disso, pessoas com problemas cardiovasculares, anemia e insuficiência renal não devem fazer uso desse medicamento natural. Bem como, as crianças que também não podem tomar este chá. Já as mulheres que estão grávidas ou em período de amamentação e pessoas que tomam remédio para controlar a pressão arterial precisam consultar um médico especialista antes de tomar o chá verde.