Tomar mais chá mate pode ser ainda mais benéfico

Por Katharyne Bezerra em Saúde

O chá mate, obra prima do famoso chimarrão, é vendido em saquinho ou em ervas soltas, e, apesar do gosto amargo que possui, é uma excelente bebida para cuidar do organismo humano. Desta forma, especialistas em saúde recomendam o consumo do chá, pois além de prevenir problemas de saúde, ele ainda consegue contribuir para tratar doenças já existentes.

Para tanto, a dica é ingerir pelo menos um litro de chá mate por dia de forma intercalada nas refeições. Contudo, o modo como a bebida vai ser consumida merece uma ressalva: deve-se evitar os períodos noturnos, tendo em vista que a erva possui cafeína em sua composição e isso pode atrapalhar o sono dos consumidores.

Por que consumir o chá mate?

Tomar mais chá mate pode ser ainda mais benéfico. Descubra

Foto: Depositphotos

Melhora a digestão

Os sucos gástricos são essenciais no processo de digestão e como o chá mate auxilia na liberação da bile, ele torna-se um excelente estimulador do estômago. Tem também um efeito diurético sobre o corpo, por isso consegue ajudar na eliminação das toxinas que causam danos ao organismo. Por ser termogênico, o chá atua como estimulador do metabolismo e por isso auxilia na queima de gordura.

Previne a oxidação das células

Existem alguns elementos no organismo que agem em desfavor da saúde, é o caso dos radicais livres. Estas moléculas, por sua vez, são capazes de oxidar as células boas do corpo, isto é, contribuem com a destruição destas partículas, causando doenças degenerativas e o envelhecimento precoce. Portanto, faz-se necessário o consumo de alimentos e bebidas que protejam o organismo da ação dos radicais.

Os itens que conseguem combater a oxidação são os que possuem o ácido clorogênico, um antioxidante que está presente no chá mate. Assim, a bebida é capaz de prevenir o surgimento de patologias sérias como o mal de Alzheimer e câncer. Além disso, protege a pele do envelhecimento precoce e estimula o funcionamento do cérebro.

Diminui o colesterol ruim (LDL)

Devido a presença de alcaloides e glicídios, o chá pode inibir a absorção de colesterol no organismo, tendo em vista que ambas as substâncias trabalham junto aos ácidos biliares, responsáveis pelo controle das taxas de LDL. Além de reduzir o colesterol ruim, a bebida também proporciona um aumento de colesterol boom no sangue.

Protege o coração

Una a diminuição de colesterol ruim com os altos índices de antioxidantes que existem no chá mate. Desta forma, terá uma bebida amiga da saúde do coração. Além destes dois fatores, a erva é capaz de prevenir o acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos e por isso reduz a probabilidade das pessoas terem doenças inflamatórias.