Escrito por em 14/09/2016 (atualização: 12/01/2017)

O aparecimento de pedras na vesícula, ou cálculo biliar, é ocasionado devido ao desequilíbrio entre a água e os elementos da bile armazenada na vesícula, causando a sua solidificação.

Essa doença traz dores intensas nas costas ou no lado superior direito do abdômen. Para tratar esses sintomas, o chá de bardana é bastante eficaz.

Isso porque, a bardana tem ação anti-inflamatória, o que ajuda a reduzir a inflamação da vesícula. Associado ao boldo, a bardana pode ter seus efeitos ampliados, pois além de lidar com o alívio das dores, o boldo estimula a eliminação da bile e, consequentemente, da pedra na vesícula.

Tome chá de bardana e se livre das pedras na vesícula

Foto: depositphotos

Benefícios da bardana

A bardana, também conhecida por gobó, possui propriedades diuréticas, laxativas, antissépticas, depurativa, diaforética, estomáquica e antidiabética. Ela é amplamente utilizada em casos de insuficiência hepática, para “limpeza” do sangue e no tratamento externo de dermatoses.

A planta também é rica em proteínas, fibras, cálcio, fósforo, glicídios, vitaminas do complexo A, B1 e C, ferro, niacina e riboflavina.

Para o uso externo, as folhas frescas de bardana são aplicadas em cataplasmas que aliviam dores por torções, hemorroidas, picadas de insetos e, em infusão, é excelente para limpar feridas e inflamações da pele.

Como tem ação bactericida e antimicótica, as folhas, esmagadas e aplicadas sobre a pele, são remédio ideal para tratar feridas purulentas, úmidas, pruridos, eczemas, herpes simples, seborreias e acne. Ainda em tratamentos da pele, as sementes podem ser utilizadas em infusões ou por decocção para curar problemas crônicos de pele.

Cuidados importantes

Mesmo se tratando de um remédio natural, é bom ficar bastante atento ao uso do chá da bardana para tratar a pedra na vesícula. Seu uso só é indicado quando o cálculo biliar ainda está na vesícula biliar e não passou para as vias biliares, pois nesse caso pode provocar agravamento dos sintomas. Por isso é tão importante que o médico seja consultado.

Chá de bardana

O chá com bardana ajuda a aliviar as cólicas causadas pelas pedras nos rins, pois diminui a inflamação e aumenta a produção de urina, facilitando a eliminação desse tipo de pedras.

Ingredientes

  • 500 ml de água;
  • 1 colher (de chá) de raiz de bardana;
  • 1 sache de chá de boldo.

Modo de preparo

Com ajuda de uma panela, coloque a água para ferver. Em uma xícara, coloque o sache de boldo e a bardana. Deixe em infusão por cerca de 10 minutos. Em seguida, coe a bebida e sirva ainda morna.

É recomendável que o consumo da bebida seja feito duas vezes por dia, sendo uma hora após o almoço e uma hora após o jantar.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Chá Benefícios.