Tome chá de cânfora de jardim para dores musculares

Por Katharyne Bezerra em Plantas, Saúde

Cânfora jardim é bastante conhecida pelos indígenas da região andina, principalmente no que se refere as propriedades medicinais desta planta. Ao ser descoberta pela ciência, a planta recebeu como nome científico Artemisia camphorata, obtendo como classificação a família das Asteraceae.

Apesar dos nomes complicados, cânfora jardim é o mais conhecido, porém não é o único. Hoje em dia, dependendo da região onde esta erva é encontrada, ela pode ser chamada de canforeira, alcanfor, cânfora, cânfora-das-hortas, canforinha etc.

Propriedades e benefícios de cânfora de jardim

tome-cha-de-canfora-de-jardim-para-dores-musculares

Foto: reprodução/Wikipedia

  • Antinevrálgica;
  • Antiepilética;
  • Antirreumática;
  • Antisséptica;
  • Calmante;
  • Descongestionante;
  • Sedativa.

Diante destas propriedades medicinais, a cânfora jardim é indicada no tratamento de distúrbios neurológicos e cardíacos, inclusive para distonias neurovegetativas com comprometimento cardiovascular. A planta também age como protetora do útero, evitando hemorragias nesta região do corpo. Contusão, dor muscular, feridas, picada de inseto e reumatismo são outros problemas que podem ser eliminados ou amenizados com o uso da cânfora.

Preparando o chá

Primeiramente, compre as folhas da cânfora jardim em um lugar confiável, pois em muitos lugares os pacotes com as folhas vem com outras partes da planta que são desnecessárias para a produção da bebida. Além disso, opte por adquirir elas secas, pois as propriedades são mais presentes com elas neste aspecto. Além disso, usar as folhas frescas pode causar irritação no estômago.

Depois que compradas, lave bem as folhas e coloque quatro delas picadas em uma xícara de água fervente. Tampe o recipiente e deixe em infusão por 10 minutos. Em seguida, coe a bebida e ingira sem adicionar nenhum tipo de açúcar, adoçante ou mel. A dica é beber até três vezes por dia e continuar o tratamento até obter os resultados esperados.

Cuidados essenciais

Esta bebida não é apropriada para crianças menores de cinco anos e nem para mulheres que estão no processo de amamentação. Pacientes que possuem problemas gastrointestinais ou são propensos a desenvolverem este tipo de distúrbio, não devem fazer uso deste remédio caseiro. Bem como pessoas com doenças renais crônicas.