Top 5 de chás para emagrecer

Por Natália Petrin em Emagrecimento

A busca pela perda de peso e dietas tem se tornado cada dia mais comum, assim como a desintoxicação do corpo e termogênicos que podem ajudar a acelerar o metabolismo, colaborando com o emagrecimento. Alguns medicamentos naturais, no entanto, podem seguir como uma substituição aos industriais comumente tomados pelas pessoas para estes fins.

Alguns chás possuem propriedades termogênicas e, quando consumidos diariamente, ajudam na aceleração do metabolismo proporcionando a perda de peso desejada. Para isso, o grande segredo é consumir, como já falamos, diariamente, mas em uma quantidade de três a quatro xícaras. Ao consumir estes chás, com a aceleração do metabolismo, você conseguirá aumentar a queima de gordura e, consequentemente das gorduras. Além disso, algumas ervas possuem ainda ação lipolítica, ou seja, conseguem quebrar as moléculas de gordura que já estão acumuladas no organismo.

Chás diuréticos e desintoxicantes

Alguns chás que proporcionam o emagrecimento, agem também na eliminação de toxinas no organismo. Estas, quando não eliminadas, prejudicam o funcionamento do sistema linfático, dificultando o emagrecimento. Além disso, os chás desintoxicantes ajudam a reduzir a formação de gases, responsável pela sensação de barriga inchada e volumosa.

Top 5 de chás para emagrecer

Foto: Reprodução

Os diuréticos, por sua vez, ajudam os rins a realizar corretamente a filtragem das impurezas, as levando para fora do organismo. Isso ajuda a combater o inchaço e a melhorar o funcionamento do organismo, que passará a responder melhor às dietas.

O preparo

Um passo importante para conseguir aproveitar as propriedades de cada uma das ervas que proporcionam o emagrecimento, é prepara-los da forma correta. Alguns pequenos detalhes também são importantes, como não utilizar inox e alumínio, por exemplo, pois estes interferem de forma negativa nas propriedades do chá.

Top 5

Vamos então à lista dos 5 chás que selecionamos para ajudar no seu emagrecimento?

1º – Chá de Canela com Gengibre

O chá de canela com gengibre pode ser consumido quente, no inverno, ou frio, no verão. Sua função é de acelerar o metabolismo, ajudando também na queima de calorias devido às propriedades de seus ingredientes. O chá ainda fornece energia e melhora a disposição, não só para as atividades rotineiras, mas também para as físicas. Para preparar, use a proporção de cinco litros de água, um pau de canela e duas rodelas médias de raiz de gengibre.

2º – Chá de Hibisco

O chá de hibisco possui propriedades que ajudam a desinchar, eliminando toda a retenção de líquidos. Além disso, combate os radicais livres protegendo a pele do envelhecimento precoce. O chá ajuda ainda na redução de gorduras e na queima das calorias. Para isso, prepare com um litro de água fervida e uma colher de chá de hibisco em infusão.

3º – Chá Azul

O chá azul, feito com a mesma erva do chá verde, está entre este e o vermelho. O que muda é o processo de fermentação pelo qual passam. Com propriedades que ajudam no emagrecimento pela aceleração do metabolismo e queima de gorduras, o chá ainda previne o envelhecimento e controla o colesterol. Age ainda como diurético, mas como falamos, deve ser preparado da forma correta. Use a proporção de uma colher de chá de folhas de chá azul para cada xícara de água. Para este, uma observação adicional: o tempo de descanso após a fervura não deve ultrapassar três minutos, pois o chá azul oxida muito rapidamente.

4º – Chá de Carqueja

Pouco conhecido entre as pessoas, o chá de carqueja promove a eliminação de toxinas, e é muito indicado para aqueles que estão com altas taxas de colesterol ruim. Para prepara-lo e aproveitar todos os seus benefícios, use a proporção de duas colheres de sopa da erva para cada litro de água. Lembre-se: a adição de açúcar vai contra os propósitos de seu uso, portanto não a faça.

5º – Chá de dente-de-leão

Por último, mas não menos importante e benéfico, o chá de dente-de-leão. Essa erva possui ação diurética, ajudando na eliminação da retenção de líquidos. Além disso, possui fibras, ajudando a diminuir a prisão de ventre e o inchaço e desconforto causados por ela, e ainda dá a sensação de saciedade por mais tempo.