Trate a depressão com chá da avena sativa

Por Ana Ligia em Cultura, Degustação, Doenças, Plantas, Saúde

A avena sativa é também conhecida como aveia. Ela já é popular na culinária e é conhecida como um ótimo alimento. O que é novidade para muitos é que ela também pode ser usada na medicina alternativa como um benéfico chá.

A aveia é um alimento muito rico em vitaminas E e do complexo B, sódio, cálcio, fósforo, ferro, fibras, proteínas, carboidratos, amido e diversos outros nutrientes.

O chá de aveia tem propriedades antidepressiva, antidiabética, antirreumática, anti-hemorroidal, é um laxante e diurético natural, serve como calmante, expectorante, tônico reconstituinte nervoso, vitaminizante, cicatrizante, remineralizante e é digestivo.

Trate a depressão com chá da avena sativa

Foto: depositphotos

Além disso, a bebida também é nutritiva, refrescante, provoca um abaixamento da tensão arterial, protege o fígado, é emoliente, estimula o apetite e ajuda a diminuir a ansiedade e a tensão.

A bebida é indicada para tratar as dores reumáticas, cólicas, garganta e tórax, estimula a produção de leite materno, desinflama as mucosas, ajuda a controlar problemas como diabetes, eczema, esclerose, rouquidão, tosse, colesterol e queda de cabelo.

Também serve para pessoas que sofrem de problemas de hipertireoidismo, convalescentes de doenças graves, diarreias violentas, possuem dificuldades de concentração, gripe, gota, frieras, impigens, hipertensão, insônia, nervosismo, perturbações hepáticas, fadiga nervosa.

O chá também ajuda a estimular a energia física e psíquica, evita o cansaço, facilita a digestão, previne a cárie dentária e ainda proporciona brilho aos cabelos.

Chá de avena sativa

Ingredientes

  • 500 ml de água;
  • 2 colheres de sopa de aveia.

Modo de preparo

Leve a água para o fogo e adicione as colheres de aveia. Quando o líquido atingir a fervura, desligue o fogo e abafe o recipiente por até 10 minutos. Coe a bebida e adoce o chá a gosto. Procure consumir o chá até três vezes ao dia.