Trate as aftas com mais rapidez usando chás

Por Wanessa Galvão em Outros

Quem usa aparelho ortodôntico convive com ela quase sempre, quem é descuidado e morde a parte interna dos lábios e bochechas ou se alimenta mal e consome muitas frituras e comidas gordurosas, também já se viu muito incomodado por ela: a afta. Algumas vezes elas são pequenas, causando um pequeno desconforto ao mastigar, mas em casos mais graves a afta pode dificultar até o ato de falar ou engolir.

Trate as aftas com mais rapidez usando chás

Foto: Reprodução

O que são as aftas?

As aftas são pequenas úlceras que aparecem na boca. No primeiro momento elas aparecem na forma de uma bolhinha pequena cheias de um líquido claro, mas logo se estouram e foram pequenas feridas dolorosas que podem durar até 15 dias. As aftas podem surgir nos lábios, na língua, nas paredes das bochechas e nas gengivas, e a causa do seu aparecimento pode ser determinada por vários fatores, como: alergia a algum alimento, alteração hormonal, estresse, déficit nutricional e trauma.

Tratamento natural

Como já foi dito, a afta dura até duas semanas, e não há um remédio que faça ela permanecer poucos dias. Mas alguns chás podem ajudar no processo de cicatrização da afta e acelerar o desaparecimento dela. Os mais indicados são:

  • Chá de eucalipto – Ferva um litro de água e 20 gramas de folhas secas de eucalipto, por cerca de dois minutos. Coe e faça bochechos com o chá. Caso deseje ingerir diminua um pouco a quantidade de folhas da erva, para que ele não fique muito concentrado.
  • Chá de boldo – Em uma caneca coloque três folhas de boldo e complete com água previamente fervida. Deixe o chá em repouso por dez minutos e beba sem adoçar. Gestantes devem evitar o consumo do chá, que não deve ser ingerido mais de três vezes ao dia.
  • Chá de losna – Em uma panela coloque meio litro de água e leve ao fogo. Assim que a água levantar fervura desligue o fogo e coloque na panela uma colher de sopa de chá de folhas de losna. Tampe e deixe o chá descansando por  dez minutos. Beba de preferência sem adoçar. O chá de losna não deve ser consumido por gestantes, lactantes nem em grandes quantidades ou por longos períodos.
  • Chá de carqueja – Coloque ½ litro de água em uma panela e duas colheres de sopa de folhas secas e picadas de carqueja. Leve a panela ao fogo, deixe a mistura ferver por cinco minutos e desligue. Tampe, coe e beba assim que esfriar.
  • Bochechos feitos com um chá forte de alfavaca diariamente também ajudam no processo de cicatrização da afta.