Trate tosses e aftas com chá de caraguata

Por Katharyne Bezerra em Degustação, Doenças, Plantas, Saúde

Bromelia pinguin é uma planta que pertence à família das Bromeliaceae, mas que pode ser chamada por outros nomes como bromélia pinguim, caravatá, gravatá.

Porém, a erva é mais conhecida como caraguata e é usada para eliminar males que acometem a saúde humana. Os benefícios proporcionados por esta planta podem ser alcançados através do seu chá, por isso aprenda a fazê-lo a seguir.

Propriedades da caraguata

trate-tosses-e-aftas-com-cha-de-caraguata

Foto: depositphotos

  • Diurético;
  • Emoliente;
  • Expectorante;
  • Tônico;
  • Vermífugo.

Formas de usar o chá

Tosse

Existem duas receitas de chás, uma para tratar a tosse e outra para eliminar as afecções da mucosa. Na primeira situação é preciso ter um fruto da caraguata cortado em quatro pedaços e uma xícara de água fervida. Depois, é só unir os ingredientes e deixar abafado por cinco minutos.

Em seguida, coa-se o líquido e adiciona à receita duas colheres (de chá) de açúcar cristalino. Volta-se com o chá para o fogo e deixa até que o açúcar seja dissolvido completamente. Mesmo que esta receita seja um chá, a ideia é ingeri-la como xarope. Portanto, é indicado a ingestão de três colheres (de sopa) por dia, até que a tosse passe.

Aftas

Já a segunda receita é mais simples, ao invés do fruto é a vez de usar as folhas. Basta apenas uma colher (de sopa) das folhas picadas em uma xícara de água fervente para preparar o chá e tratar as afecções da boca. Com o líquido ainda no fogo, adicione as folhas.

Depois de três minutos no fogo, retire a mistura, coe e acrescente 3 gotas de própolis. Para o tratamento eficaz, faça bochechos três vezes ao dia, até alcançar a cura.

Cuidados essenciais

Este chá não deve ser usado externamente e nem ingerido por grávidas, tendo em vista que os seus princípios ativos podem atrapalhar a gravidez e trazer prejuízos tanto para as mulheres como para seus bebês. Além desta restrição, o uso desse remédio natural também deve ser evitado pelas lactantes, para não alterar o sabor e as propriedades do leite materno.