Escrito por em 25/04/2016 (atualização: 12/01/2017)

Tanto quanto é importante saber quais ervas utilizar de forma adequada para cada tipo de chá, também faz-se necessário compreender a forma correta do preparo desta bebida, a exemplo da preparação por meio de chaleira, este que é um dos mais antigos e tradicionais métodos para o preparo de chás.

Fervendo água para encher o recipiente

Inicialmente, você deve ferver a quantidade ideal de água para preencher todo o recipiente da chaleira. Ao notar que a água entrou em ebulição, desligue o fogão e deixe a chaleira tampada.

Imagem de chaleira em fogão

Foto: Depositphotos

Adicionando a erva

Para acrescentar a erva à chaleira, utilize um sachê de chá ou mesmo as próprias folhas da erva medidas por meio de colheres de chá. É importante que esta etapa seja iniciada e concluída com a água estando fervida. Acrescentar as ervas em água que já tenha sido “requentada” pode interferir no sabor final da bebida.

Assentando o chá

Depois de colocada a erva na água fervida, deixe a chaleira em repouso durante sete minutos para que o chá possa assentar e adquirir sabor.

Passado o tempo, coe o chá (em caso de estar usando a própria folha da erva ao invés de sachê) e acrescente leite ou açúcar ou ainda mel para adoçar a bebida e depois tome ou sirva.

Caso não venha a fazer o consumo completo do líquido preparado todo de uma vez, deixe o restante do chá armazenado na chaleira e coloque sobre a mesma um abafador.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Jornalista (MTB-PE: 5833), formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelo Centro Universitário UniFavip/Wyden, com experiência em rádio, TV, impresso, web, assessoria de comunicação política e Marketing. Além da iHaa Network, já atuou no portal G1, no Sistema Jornal do Comércio de Comunicação (na TV Jornal/SBT, Rádio Jornal e portal NE10), e também no antigo Jornal Extra de Pernambuco.