Use o chá da arnica brasileira para curar ferimentos

Por Robson Merieverton em Cultura, Degustação, Doenças, Plantas, Saúde

Indicado para resolver problemas de pele, devido as suas propriedades adstringentes e cicatrizantes, a arnica brasileira é vista como um excelente medicamento natural. Ela também pode ser conhecida por arnica silvestre, arnica de terreiro, erva lancenta e espiga de ouro, dependendo da região.

Além do combate aos danos na pele, a planta também pode ser usada com outros propósitos. A planta é natural do Brasil, podendo ser identificada em qualquer uma das regiões.

Ela é considerada perene, ou seja, está acessível durante todo o ano. Ela é uma planta de pequeno porte, chegando a alcançar altura de até 1,2 metro.

A arnica brasileira (silvestri) possui muitas folhas e as flores, vista como uma das suas principais características, possuem formatos tubulares, na cor amarelo-ouro. Toda a planta exala aroma suave e vem sendo aplicada na medicina natural desde muitos anos atrás, difundida pelos caboclos.

Use o chá da arnica brasileira para curar ferimentos

Foto: reprodução/wikimedia

Princípios ativos

Todas as partes da planta podem ser usadas na prevenção e cura de muitas doenças. Isso vem do princípio ativo de cada uma das partes: aéreas (quercitrina, flavonoide glicosídico, taninos, saponinas, resinas, óleo essencial); raízes (diterpenos inulina e rutina, ácido quínico, ramnosídeos, ácido cafeico, clorogênico, hidrocinâmico e seus derivados).

Indicações

O uso da arnica brasileira (silvestri) é bastante comum em casos de problemas relacionados a pele. Entre eles, tratamento de ferimentos, escoriações, traumatismos e contusões. Geralmente o tratamento é feito com aplicação direta da planta obre a área afetada.

Para que a planta seja aplicada, é necessário que antes ela passe por um processo de decocção em álcool, utilizando partes secas da planta, a exemplo de folhas e o caule. Feito isso, basta utilizar um pedaço de algodão embebido na substância, aplicado no local de lesão.

Cuidados

Ao utilizar a planta seca, preste atenção a forma como é acondicionada. Pois ela pode estar propícia a acumular fungos, parasitas e poeira, o que aparentemente é a causa das reações adversas.