Videira-vermelha trata e previne varizes e frieiras

Por Katharyne Bezerra em Plantas

Vitis vinifera é o nome científico dado a videira-vermelha, uma planta de multi funcionalidades, pois não apenas se extrai o vinho e se comem as uvas, mas também utilizam suas folhas na fisioterapia. Tendo em vista que a especiaria aumenta a elasticidade das veias e as protege, além de ser benéfica para transtornos da circulação venosa.

O uso da videira-vermelha pode ser de forma separada ou combinada com outros tonificantes, porém, ambas as formas são um remédio venotônico, vasoprotetor e antioxidante. Além disso, o preparado das folhas é eficaz no tratamento de desinflamação das paredes venosas, previne a degradação da elastina e do colágeno e oferece maior elasticidade aos vasos. Deste modo, favorece o fluxo do sangue, prevenindo o surgimento de varizes e tratando frieiras.

Chás feitos com a videira-vermelha

Decocção para aliviar frieiras

A proposta desse chá não é ser ingerido, mas sim servir como escalda-pés. As propriedades que a planta possui, como a de antioxidante e por diminuir a permeabilidade dos capilares sanguíneos conseguindo, assim, reduzir os edemas fazem dela uma grande aliada das pessoas que possuem frieiras. Além disso, essa receita também serve para aliviar as dores nas pernas, sendo que para isso é necessário deixá-las submergidas.

Videira-vermelha trata e previne varizes e frieiras

Foto: Pixabay

Ingredientes

  • Cinco colheres de sobremesa das folhas da videira-vermelha;
  • Cincos xícaras de água.

Modo de preparo

Misture os ingredientes e ferva por 10 minutos. Em seguida, deixe a substância descansar por mais 10 minutos, coe e quando estiver morna banhe os pés em uma bacia uma vez por dia, de preferência no período da noite. Desta forma, a frieira vai desaparecer gradativamente, em poucas semanas.

Combinado tonificante para as varizes

Diferente do chá feito para as frieiras, este deve ser ingerido. Essa infusão, que combina a videira-vermelha com outras plantas, possui a capacidade de melhorar a má circulação das extremidades inferiores e diminui o surgimento da inflamação da parede da veia. Além disso, é eficaz no tratamento de dores das pernas pesadas, dos formigamentos e cãibras musculares.

Ingredientes

  • Hamamélis;
  • Gilbardeira;
  • Vara-de-ouro;
  • Videira-vermelha;
  • Água;
  • Mel ou açúcar.

Modo de preparo

Misture quantidades iguais de todas as ervas em um recipiente. Em seguida, coloque uma colher bem cheia dessa mistura em uma xícara com água fervida. Espere por 10 minutos, coe e em seguida adoce como preferir. Para sentir os efeitos com mais precisão e eficácia, tome três xícaras de chá, nos períodos após as refeições. A única recomendação é não exceder o tratamento por mais de três meses.