Você sabia? Chá branco estimula o bom humor

Por Robson Merieverton em Saúde

Se você está em um daqueles dias em que o bom humor resolveu passar longe, uma boa solução para ajudar a acabar de vez com isso é apostar nas propriedades do chá branco. Isso acontece porque a bebida é rica em um aminoácido chamado L-teanina, o que proporciona sensação de bem-estar e relaxamento, melhorando o humor. Por isso, naqueles dias difíceis, vale a pena fazer uma pausa e preparar um chá branco. Seu corpo agradece, assim como seus amigos, familiares e colegas de trabalho.

Origem e preparação da erva do chá branco

O chá branco é obtido a partir da planta Camellia sinensis, a mesma que origina o chá verde e o chá preto. Ele é produzido a partir das folhas novas e brotos, que são colhidos antes das flores se abrirem. Essa parte também é considerada como uma das mais nobres extraídas da planta. E é justamente da coloração prateada dos brotos e folhas que vem a denominação do chá.

Diferente dos outro as chás que podem ser extraídos da mesma planta, a parte que origina o chá branco não passa por processo de fermentação, essa é a explicação para que a ação antioxidante seja mais forte e a bebida tenha menor quantidade de cafeína. Depois que a erva é colhida, ela passa por um processo de vaporização parcial e secagem ao ar na luz natural, para que só assim, esteja pronta para o consumo.

Benefícios naturais do chá branco

O chá branco em si possui muitos benefícios para a saúde das pessoas. Ela tem ação antioxidante, sobretudo por possuir grandes quantidades de catequinas, um tipo de polifenol. No combate as enfermidades, o chá branco é importante para a prevenção do câncer, doenças cardiovasculares e cerebrais degenerativas, a exemplo de Alzheimer e Parkinson, tem ação anti-inflamatória e protege o fígado.

Você sabia? Chá branco estimula o bom humor

Foto: Depositphotos

O chá branco também ajuda no emagrecimento por ter uma ação termogênica, que aumenta o gasto energético do corpo. Outro benefício da bebida vem dos taninos, polifenóis que possuem ação antioxidante leve. Mas, vale a pena prestar atenção ao consumo exagerado, pois essa substância pode inibir a absorção de outros nutrientes importantes, especialmente o ferro.

Bom humor

A sensação de bom humor trazida pelo consumo do chá branco vem a partir da L-teanina, substância que age no cérebro e favorece o aumento dos níveis de ácido gamaaminobutírico (GABA), dopamina e serotonina, neurotransmissores relacionados com a sensação de relaxamento e bem-estar. A quantidade recomendada de consumo do chá branco por dia pode variar entre duas e três xícaras.

Apesar dos benefícios naturais encontrados na bebida, ela deve ser evitada pela mulheres grávidas e lactantes. Pessoas com hipertensão, úlceras gástricas, insônia e batimentos cardíacos irregulares devem também tomar cuidado com o excesso de chá branco. Por isso, a melhor solução para consumir o chá sem culpa é consultando o médico.

Preparo do chá branco

Para preparar uma porção de chá branco basta colocar 300 ml de água para aquecer. Antes que ela levante fervura, acrescente três gramas da erva. Depois é só desligar o fogo e deixar descansar por cerca de cinco minutos. Após isso, use uma peneira para retirar as folhas e a bebida está pronta para ser ingerida. Caso não encontre as folhas naturais, a bebida também pode ser preparada com os saquinhos industrializados.