Você sabia que os chás possuem vitaminas? Confira

Por Katharyne Bezerra em Degustação, Plantas, Saúde

Todas as comidas e bebidas são constituídas de nutrientes, elementos essenciais para o organismo humano, ou por substâncias, que são, por sua vez, dispensáveis na maioria das situações.

O chá não fica de fora destes produtos e são bebidas que possuem elevados níveis de minerais e, principalmente, vitaminas. Estas características são, portanto, ideais para as ações benéficas que as bebidas provocam ao organismo.

Pensando nisso, o Chá Benefícios trouxe o exemplo de três dos chás mais consumidas no Brasil e seus respetivos nutrientes e efeitos.

Chá de camomila

voce-sabia-que-os-chas-possuem-vitaminas-confira-camomila

Foto: Pixabay

Rica em vitamina C, esta bebida é capaz de combater os radicais livres, que são células malignas que destroem o organismo promovendo o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas, como o câncer. Além disso, possui em sua composição ácidos graxos, colina, mucilagens e ácido salicílico.

Já a ação calmante, que se destaca neste chá, é consequência da presença de uma substância chamada de apigenina, que também promove um efeito sedativo e ansiolítica.

Também é um chá que atua contra as inflamações, bactérias e outros seres microscópicos que poem ser extremamente prejudiciais à saúde do organismo.

Chá de hortelã

voce-sabia-que-os-chas-possuem-vitaminas-confira-hortela

Foto: Pixabay

Planta facilmente encontrada no Brasil e de fácil cultivo, a hortelã é útil ao organismo humano pois é rica em minerais, vitaminas e outras propriedades de cunho medicinal.

Desta maneira, pode-se dizer que a erva contém vitamina A, B e C. Além disso, conta com a presença de fósforo, potássio, ferro e cálcio. Por estas razões, o chá de hortelã resolve problemas de má-digestão, como as terríveis azias.

Chá preto

Você sabia que os chás possuem vitaminas? Confira

Foto: depositphotos

O chá preto, assim como o branco e o verde, é derivado da planta Camellia Simensis. Todavia, de todos os demais subprodutos desta erva, o preto é o chá que mais sofre com o processo de oxidação e por isso é o que tem a cor mais escura e possui um sabor ácido bastante acentuado.

Do mesmo modo que as outras de mesma orgiem, esta bebida é composta por vitaminas B1, B2 e B6, as quais são essenciais para o metabolismo das proteínas. Além disso, é rica em vitamina C, magnésio e potássio.

Sendo assim, é uma fonte importante para o desenvolvimento, manutenção e prevenção de ossos e músculos, bem como para os batimentos cardíacos e nervos. O único cuidado que deve-se ter ao ingerir esta bebida é com o excesso, isso porque como ela é rica em cafeína pode atrapalhar o sono do indivíduo.