Yohimbe: veja os benefícios deste chá para o organismo

Por Nayla Georgia em Plantas

Originária das florestas tropicais do Congo, da Nigéria e dos Camarões, a planta yohimbe é muito popular no mundo por seus poderes afrodisíacos. Inclusive, antes de surgir o famoso Viagra o chá feito com extrato da yohimbe era indicado para as mesmas funções do remédio. Além dos postos afrodisíacos, no passado a planta era também utilizada como solução contra tosse, febre e lepra. Hoje ela é indicada para vários tratamentos como fitoterápico que pode ser consumido em comprimido, extrato líquido ou em pó e chá feito a partir da casca de yohimbe.

Árvore do amor

Foi no século XIX que a planta yohimbe ficou conhecida como “árvore do amor” por seus efeitos afrodisíacos. Missionários europeus que viajaram à África conheceram os poderes do extrato dessa planta e levaram para seu continente. A partir de então a yohimbe passou a fazer parte das receitas de alguns doces que, eventualmente, ganharam o nome de “doces do amor”.

Benefícios e propriedades

Imagem de yohimbe

Foto: Natural Plant Therapy

A planta yohimbe é usada no tratamento de tosses, febres, problemas nos rins, dismenorreia, angina e distensão muscular. Em todas as suas formas de consumo pode ser ideal, ainda, para amenizar casos de estresse pós traumas, depressão e relaxamento muscular. Como cataplasma, ajuda no alívio de dores no corpo.

Afrodisíaca

Seu poder mais notável, entretanto, é a capacidade que tem de ser afrodisíaca. Estudos feitos nos Estados Unidos puderam comprovar que, de fato, a planta dá um “empurrãozinho” na libido. Ela possui propriedades que aumentam o sentido do tato e ainda causam uma sensação de formigamento na espinha que excita homens e mulheres. Até mesmo pode ser útil no tratamento da disfunção erétil, contudo, só irá funcionar se esta não for causada por alguma doença.

Chá

Ferva duas xícaras de água juntamente a três colheres de chá da casca de yohimbe por cerca de 15 minutos. Coe o chá com um filtro de café e deixe a bebida esfriando até chegar a uma temperatura agradável para o consumo. Se desejar, acrescente mel para adocicar ou um pouco de vitamina C para potencializar seus efeitos.

Cuidado

Pessoas que têm problemas renais, hepáticos, estomacais ou cardíacos não devem tomar esse chá. A substância também não é indicada para aqueles que sofrem de hipertensão, úlceras, diabetes ou apresentam distúrbios psicológicos. Grávidas e lactantes devem conversar com seu médico para reconhecer os efeitos da yohimbe, mas sem prescrição também devem evitar seu consumo.

Nota: A yohimbe consumida junto a bebidas alcoólicas poderá gerar efeitos colaterais sérios para as pessoas que apresentam alguma das enfermidades mencionadas.